Obra de Odilon Nunes será lançada nesta sexta (05)

Obra de Odilon Nunes será lançada nesta sexta (05)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma das mais valiosas fontes de pesquisa sobre a hist?ria do nosso estado estar? ? disposi??o de professores, estudantes e p?blico em geral a partir desta sexta (05), dia em que ser? lan?ada a terceira edi??o da obra "Pesquisas para a hist?ria do Piau?", do historiador e professor Odilon Nunes. O lan?amento acontece na Casa da Cultura de Teresina, ?s 20h.

O trabalho ? uma co-produ??o da Lei A. Tito Filho (Prefeitura de Teresina/Funda??o Cultural Monsenhor Chaves) e FUNDAPI, presidida pelo professor Raimundo Nonato Monteiro de Santana. S?o 4 volumes, resultado de d?cadas de pesquisa que alicer?aram a obra considerada a mais importante de Odilon Nunes. As primeiras vers?es come?aram a ser publicadas na d?cada de 50. Nos anos 60, foram publicados os tr?s primeiros volumes e em 1975 editou-se, finalmente, a obra completa que j? n?o estava mais dispon?vel para aquisi??o.

?H? alguns anos a intelectualidade piauiense reclama pelas Pesquisas para a hist?ria do Piau?. Foi ouvindo esse clamor que a Prefeitura, em conjunto com a FUNDAPI e o Conselho Municipal de Cultura, assumiu a incumb?ncia de reeditar essa obra, de import?ncia inquestion?vel. Louve-se a determina??o do professor R. N. Monteiro de Santana, sem a qual n?o ter?amos em m?os esta edi??o, com tiragem de dois mil exemplares?, explica o professor Jos? Reis Pereira, presidente da Funda??o Cultural Monsenhor Chaves.

Os prim?rdios da coloniza??o, os primeiros governos, a Independ?ncia do Brasil, especialmente no Piau?, as manifesta?es Republicanas, a Balaiada, a mudan?a da capital, Transportes e comunica?es e a aboli??o s?o alguns dos cap?tulos que desvendam a trajet?ria pol?tica, social, econ?mica e cultural do estado, baseados em profundo conhecimento e pesquisa documental.

Odilon Nunes nasceu em Amarante, em 1899, e faleceu em 1989, em Teresina. Foi historiador de renome nacional e um dos maiores conhecedores da hist?ria do Piau?. Escreveu ?O Piau? na Hist?ria?; ?Depoimentos Hist?ricos?; ?Os Primeiros Currais?; ?Economia e Finan?as?, entre outras. ?Mestre Odilon reunia em si alguns dos atributos que caracterizam os verdadeiros s?bios: intelig?ncia fulgurante, integridade intelectual, paci?ncia, tenacidade e, acima de tudo, a humildade e o desprendimento para compartilhar o que sabia?, relata o professor R. N. Santana que trabalhou e foi amigo do pesquisador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES