Obras da nova ponte sobre o Rio Poti devem iniciar em outubro

O processo licitátório para a construção da nova ponte sobre o rio Poti foi concluído e as obras para ligar as zonas Norte e Leste devem iniciar em um mês

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O processo de licitação da nova ponte sobre o rio Poti foi concluído e as obras devem começar em um mês, segundo a previsão da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Centro-Norte. Concluído pela Central Permanente de Licitações da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema), a empresa vencedora irá executar o serviço por R$ 31,3 milhões, uma economia para os cofres públicos de aproximadamente 7 milhões. 

Até agora, chamada de Ponte UFPI,  ligará o bairro Água Mineral, na altura do balão da Coca-Cola, à Universidade Federal do Piauí (UFPI), próximo ao setor de esportes.  O prazo previsto para entrega da obra é de cerca de 14 meses, contados a partir da assinatura da Ordem de Serviço.

O processo agora retorna para seu órgão de origem, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro-Norte (SDU/Centro-Norte), que fica responsável pela contratação da empresa. A construção contará com 240 metros de comprimento, vias para ciclistas e pedestres e quatro faixas de rolamento, o que promete desafogar o trânsito nas regiões Norte e Leste da cidade.

Márcio Sampaio, superintendente executivo SDU Centro-Norte, reforça a importância da obra e explica: “É uma obra muito importante para a comunidade. Ela, especificamente, vai pegar o balão da curva da UFPI na Avenida Raul Lopes e vai sair em uma rua de acesso, logo no balão, onde existe o terminal de integração do Buenos Aires”, disse.

Agora, o próximo passo após a verificação da proposta da empresa é encaminhar uma documentação para a Caixa Econômica Federal autorizar o início das obras. “Só após a autorização, eu posso emitir a ordem de serviço para a execução efetiva da ponte. Nós esperamos que a empresa tenha condições, que dê andamento na sua plenitude e cumpra o cronograma previsto de até 14 meses de execução”, expressa. 

Crédito: José Alves Filho

"A ponte vai desafogar o trânsito da ponte da Primavera, que hoje é intenso, tendo três vias, em que uma alterna conforme o horário”, falou. 

Famílias serão transferidas para novo Residencial

Quanto à comunidade residente na área que vai ser destinada à construção, a SDU realizou várias audiências dentro da própria comunidade com participação de órgãos sobre o reassentamento da população. “A última que eu participei, foi para que fossem passadas as informações tanto dos projetos quanto em relação a uma das cobranças da parte do reassentamento de algumas famílias”, falou Márcio.

Segundo Márcio, a SDU Centro-Norte já tem dado andamento, com cadastros, nas moradias das famílias com ofertas para o reassentamento. “Nós temos um Residencial importante sendo concluído até o início do próximo ano na zona Norte, que é o Residencial Parque Brasil, uma das principais ofertas às famílias do local”. (A.S.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES