Ocupação de UTIs pediátricas ultrapassa 84% em São Paulo e desperta alerta

Desse total, 70% são ocupados por bebês e crianças com sintomas respiratórios. A rede municipal conta apenas com 124 leitos em UTIs pediátricas.

Ocupação de UTIs pediátricas ultrapassa 84% em São Paulo e desperta alerta | Reprodução/EPTV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A taxa de ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica na cidade de São Paulo chegou em 84,6%, e desperta alerta, pois existe a possibilidade de aumentar a quantidade durante o outono-inverno, é o que aponta a Secretaria Municipal da Saúde.

Desse total, 70% são ocupados por bebês e crianças com sintomas respiratórios. A rede municipal conta apenas com 124 leitos em UTIs pediátricas. Nos períodos mais críticos da Covid-19, em 2020 e 2021, a taxa de ocupação de leitos de UTI para adultos também ficava em torno de 80%.

O outono-inverno é a época do ano com mais registros de doenças respiratórias, especialmente em crianças e idosos. No estado de São Paulo a média de ocupação chegou em 72,03%, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. 

FALTA DE VAGAS

Segundo apurou o jornal "Folha de S.Paulo”, um menino de 1 ano passou cerca de uma semana intubado no pronto-socorro do Hospital Regional de Cotia, na Grande São Paulo, aguardando por uma vaga de UTI pediátrica. A criança estava com um quadro de broncopneumonia e insuficiência respiratória.

O Hospital de Cotia não possui leitos de UTI pediátrica, apenas UTI neonatal. Segundo o governo estadual, a criança estava aguardando uma transferência para a UTI pediátrica do Hospital Infantil Cândido Fontoura, na Zona Leste da capital. A transferência foi realizada na terça-feira (2).

Em nota, a pasta informou que o paciente "foi atendido de imediato por equipe médica multidisciplinar, porém, devido à evolução do seu quadro clínico, precisou ser transferido para o Hospital Cândido Fontoura, referência estadual para atendimento pediátrico. Atualmente, o paciente encontra-se estável e com o suporte necessário para tratamento do seu caso".

Disse também que "devido à sazonalidade de doenças respiratórias características deste período do ano, foi acordado, em conjunto com os municípios, a ampliação da assistência à população" e afirmou que irá ampliar o número de leitos em Sorocaba, São José do Rio Preto e em Campinas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES