Odontologia na USP é considerado o melhor curso do mundo

Foram avaliados mais de 7.500 instituições em todos os continentes para chegar ao ranking que coloca a instituição brasileira em ótima colocação

Odontologia da USP foi considerado o melhor curso do mundo | George Campos/ Drone Portal governo de SP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade de São Paulo(USP) tem muito o que comemorar, mesmo estando em pelan pandemia, a instituição está conquistando cada vez mais respaldo e reconhecimento pelo que vem sendo desenvolvido na área educacional.

A USP agora subiu 14 posições na classificação internacional SCImago Institutions Rankings (SIR). Trata-se de um ranking espanhol anual elaborado pelo laboratório de pesquisa SCImago Lab. Ele é ligado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC).

Chama a atenção que a universidade brasileira passou da 61ª para a 47ª posição, sendo a instituição latino-americana mais bem classificada.

E não fica só por ai não. Este ranking, divulgado no dia 14 de abril, avalia instituições de ensino superior e de pesquisa classificando-as por um indicador composto que combina três conjuntos diferentes de métricas com base no desempenho em pesquisa, resultados de inovação e impacto social medido por sua visibilidade na web.

Avaliadas 7500 instituições

Um diferencial desta classificação é que ela avalia não apenas universidades, mas também outras entidades que realizam pesquisa. Dessa vez foram avaliadas mais de 7.500 instituições do mundo todo entre empresas, organizações não-governamentais e demais instituições.

No ranking latino-americano, a segunda colocação foi ocupada pelo Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas, da Argentina, seguida pela Universidade Nacional Autônoma do México, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Curso de Odontologia da USP foi considerado melhor do mundo/George Campos/ Drone Portal governo de SP

No quesito Pesquisa, os principais critérios estão relacionados ao impacto científico, especialização temática, quantidade de publicações e colaboração internacional com redes de outras instituições. 

Nesse item, a USP é considerada a universidade latino-americana que mais publicou artigos científicos entre os anos de 2015 e 2019, indexados na base de dados científicos Scopus – que é produzida pela editora holandesa Elsevier e é considerada uma das maiores do mundo, englobando mais de 20 mil periódicos especializados.

Em relação à Inovação, a USP ficou na sexta colocação na América Latina. No quesito Impacto Social, que analisa a visibilidade na web, a USP obteve a 43º posição na classificação geral entre 180 instituições classificadas.

Odontologia em primeiro lugar

Uma das novidades do ranking da SCImago deste ano foi a classificação em 19 diferentes áreas do conhecimento. Nesse ranqueamento, a USP teve quatro cursos classificados entre os dez melhores do mundo – Agricultura e Ciências Biológicas, Odontologia, Farmacologia, Toxicologia e Ciências Farmacêuticas e Medicina Veterinária –, sendo a área de Odontologia considerada a melhor entre todos os cursos avaliados, ocupando a primeira posição na classificação mundial dentre as quase 700 instituições ranqueadas.

Confira, a seguir, a classificação das áreas considerando o ranqueamento entre as universidades e a posição alcançada pela USP em cada uma delas na América Latina, no BRICS, na Ibero-América e no Brasil.Veja infográfico com toda a classificação por curso no mundo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES