Oeiras celebra 300 anos e ganha ampliação de espaços culturais

Governador participou de atividades alusivas aos 300 anos da cidade

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias participou das atividades alusivas aos 300 anos do município de Oeiras, primeira capital do Piauí, nos dias 15 e 16 de Dezembro. Na oportunidade onde poderes Executivo, Legislativo do Estado e Município realizaram ações para celebrar e homenagear personalidades que ajudaram a construir a história deste município e do Piauí, comemorando a data e enaltecendo a importância do município para a história do Piauí e do Brasil, pois foi a 10° cidade dos país e o 17º município brasileiro.

O chefe do executivo e sua comitiva participou na sexta (15), de culto em ação de graças aos 300 anos de municipalização de Oeiras, na I Igreja Batista e das entregas de outorgas do Mérito Legislativo Vila da Mocha concedido pela Câmara Municipal de Oeiras e da Medalha Mérito Legislativo 300 anos de Oeiras, criada especialmente para marcar a data pela Assembleia Legislativa do Piauí.

As atividades alusivas ao tricentenário contou ainda com a inauguração da Sala dos Governadores do Império, na Casa de Cultura Sobrado Major Selemérico, com pinturas feitas pela artista plástica Dora Parentes. A sala foi idealizada pela Secretaria Estadual de Cultura.

De acordo com o secretário de cultura, Fábio Novo, esse era um espaço que faltava na cidade e foi um presente nestes 300 anos. Ele ainda ressaltou que no dia 26 de dezembro o município receberá também a nova museografia do Museu de Artes Sacra.

“Fizemos todo um trabalho de revitalização dos Espaços do Centro Histórico como o Cine Teatro de Oeiras, o Sobrado Major Selemérico que foi o primeiro Palácio do Governo, vamos inaugurar a museografia no Museu de Artes Sacra . Isso tudo vai atrair turistas, pesquisadores e serve para a memória da cidade, que tem feito o seu papel de manter viva a tradição dos bandolins, dos Congos e toda a sua arquitetura. Enquanto Secretaria estamos vigilantes para manter tudo isso vivo, para muito mais que 300 anos“ declarou Fabio Novo.

Na praça também houve um momento de celebração da cultura com a apresentação dos Bandolins de Oeiras, apresentação do Congo, show com artistas locais e apresentação de Elba Ramalho.

Dias enfatizou que esse é um momento ímpar e é uma honra poder partilhar com todos que fizeram e fazem essa cidade. “É um momento de agradecer e também de planejar o futuro e desenvolver cada vez mais, para que as próximas gerações possam ter uma Oeiras ainda melhor e é para isso que estamos trabalhando com o objetivo de melhorar a vida das pessoas e oportunizar mais qualidade de vida a todos”, disse o governador.

Neste sábado (16), haverá também a Outorga do Mérito Estadual Oeiras 300 anos concedida pelo Governo do Estado do Piauí, descerramento da placa de nomeação da Rua Oeiras de Portugal, uma retribuição ao Governo Português que nomeou uma de suas ruas como Oeiras do Piauí, devido às ligações na época do Brasil Império.

O Governador também assinará um decreto que cria o grupo de trabalho para as comemorações do Aniversário de 200 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES