Oficiais da Cavalaria da Polícia Militar conquistam 3 categorias

Sentimento de ser premiado no concurso é de realização pessoal

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os oficiais da Cavalaria da Polícia Militar participaram do XXX Concurso Nacional de Hipismo, em Brasília (DF) e conseguiram resultados inéditos para o Estado.

Dos 230 oficiais de 12 estados do país, quatro competidores são piauienses, deste número, dois conquistaram classificação em três categorias: o major Jamson Lima, que conquistou o segundo e o terceiro lugares de duas categorias; e o Cabo Edmílson, campeão geral civil e militar (prova 1m).

A equipe do Jornal Meio Norte entrevistou, no Comando Geral, o major comandante do Esquadrão de Cavalaria da Polícia Militar do Piauí, Jamson Lima, que alcançou o terceiro lugar geral (prova principal de 1.10m) e o segundo lugar (prova de 0,90cm). Ele confessa que apesar dos bons resultados nos três dias de provas, os cavalos da PM não são treinados, especificamente, para a prática esportiva.

"Os nossos cavalos não têm o mesmo trato que a maioria dos que competiram. Porque os nossos são mais usados para policiamento e até desfiles, ou seja, não são exclusivos para o hipismo. Já os demais têm uma alimentação especial e são usados só para treinar o hipismo. Por isso que para a gente foi mais gratificante esse resultado", destaca.

Segundo o major Jamson Lima, o resultado positivo no concurso não era esperado. A prática do hipismo é uma constante nas cavalarias da Polícia Militar por ajudar os oficiais a manterem a forma. Além disso, são desenvolvidas aulas de equitação para crianças carentes.

"O esporte hípico já é tradição das cavalarias. Nós praticamos aqui, mesmo com algumas limitações. Mas mesmo assim, não esperávamos esse resultado. Já estávamos satisfeitos só por participar do evento e de estar no meio de algumas referências do esporte no país. Foi uma boa surpresa", afirma o oficial.

Para o major Jamson Lima, o sentimento de ser premiado no concurso é de realização pessoal por representar a PM e o Estado. "É uma sensação de dever cumprido.

Uma realização pessoal, mas também é uma realização para a Polícia Militar, porque estávamos representando também o Estado, tanto é que subimos com a bandeira do Piauí, que não é uma referência no hipismo", declara.

Polícia Militar do Piauí completa 180 anos

A Polícia Militar do Piauí está completando 180 anos e um dos motivos para comemorar é o serviço oferecido pelo Centro de Equoterapia da PM. A equoterapia é um método alternativo que utiliza o cavalo auxiliar na reabilitação e tratamento de pessoas com deficiências físicas, mentais ou necessidades especiais em geral.

Os espaços oferecem terapia, gratuitamente, para a comunidade e funcionam nas sedes dos Esquadrões Independente de Polícia Montada (EIPMon), em Teresina e Parnaíba.

Atualmente, o atendimento equoterápico é realizado de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde. O centro, em Teresina, possui cerca de 90 praticantes, sendo realizadas até três sessões de equoterapia diferentes concomitantemente. As sessões duram cerca de 45 minutos. Em Parnaíba, o atendimento é prestado a 40 praticantes.

A equipe é formada por fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, dentre outros. Na capital, o centro possui 19 profissionais, sendo 13 policiais militares e seis civis.

De acordo com o major Jamsom, o centro vem se esforçando para aumentar o número de profissionais e estrutura para atender toda a demanda, uma vez que a terapia ainda possui uma lista de espera.

Poliana Costa, mãe do Carlos Eduardo, ressalta que mesmo com pouco tempo na terapia o seu filho já apresenta melhoras. "O médico recomendou que o meu filho praticasse equoterapia porque ele tem autismo leve e é hiperativo.

Ele pratica a um mês e meio, e já apresenta evolução na concentração. Essa é uma das terapias que ele está fazendo, e a concentração dele vem melhorando", conta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES