Oficineiros da Inclusão realizam atividades no CIES

As oficinas estão acontecendo em Teresina desde a segunda-feira (28)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Oficinas da Inclus?o re?nem estudantes de escolas p?blicas estaduais no Centro Integrado de Educa??o Especial (CIES), dando continuidade ?s atividades do Projeto Oficineiros da Inclus?o, da ONG Escola de Gente. O objetivo ? levar aos jovens temas para reflex?o sobre diversidade e sociedade inclusiva.

As oficinas est?o acontecendo em Teresina desde a segunda-feira (28) e prosseguem at? quinta-feira (1? de maio), destinando-se a estudantes, com e sem defici?ncia, de escolas e universidades p?blicas e particulares, na faixa et?ria de 15 a 29 anos. A perspectiva ? discutir e refletir a inclus?o social de forma contextualizada. Idealizadas pela ONG Escola de Gente, do Rio de Janeiro, as oficinas s?o realizadas atrav?s de din?micas grupais que estimulam discuss?es entre os jovens, proporcionando conhecimento e conscientiza??o sobre condi??o humana e diversidade, dentre outros temas.

O projeto ? patrocinado pela Coordenadoria Nacional para Integra??o da Pessoa Portadora de Defici?ncia (Corde) e conta com as parcerias da Secretaria da Educa??o e Cultura do Estado (Seduc), Secretaria Especial de Direitos Humanos e da Presid?ncia da Rep?blica e est? sendo difundido em todo o Brasil.

Durante as oficinas, os estudantes participam de uma reprodu??o de como a humanidade ? formada. Os temas s?o dinamizados para que os participantes resolvam problem?tica, cotidianas ou n?o, atrav?s de formas representativas ou te?ricas. O grupo que lidera as oficinas ? formado por jovens que s?o capacitados continuamente para desenvolver esse trabalho, sendo chamado de Oficineiros da Inclus?o, nome dado tamb?m ao projeto. Eles viajam juntamente com a equipe da ONG desenvolvendo essas atividades por todo o Brasil e tamb?m fora do pa?s.

?O projeto consiste em oficinas feitas de jovens para jovens, levando-os ? conclus?o do que ? uma sociedade inclusiva, atrav?s da reflex?o sobre condi??o humana, diversidade, defici?ncia e discrimina??o?, explica a gestora de conhecimento da Escola de Gente, Roseane Lowenthal.

?Nosso trabalho ? baseado no censo brasileiro. ? a partir dos dados que buscamos conscientizar e chamar a aten??o para a pr?tica da inclus?o social?, diz Danielle Basto, uma das oficineiras da Inclus?o e coordenadora do projeto. Ela explica que os jovens aprendem a desconstruir preconceitos ? medida que novos conhecimentos s?o adquiridos. Acrescenta, ainda, que o Brasil possui aproximadamente 15% de pessoas com defici?ncia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES