Óleo de alecrim é capaz de estimular crescimento capilar

A tricologista Viviane Coutinho explica benefícios do óleo e como aplicá-lo nos fios

O óleo de alecrim não deve ser utilizado sozinho | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde a Antiguidade, os óleos essenciais são usados nos cabelos e na pele por conta de suas propriedades medicinais, e o de alecrim é um dos mais famosos. Hoje, o óleo de alecrim é uma das principais opções para quem quer crescimento e fortalecimento dos fios.

Pesquisas indicam que os componentes do óleo de alecrim são poderosos para combater a queda capilar e estimular o crescimento dos fios. Também serve como tônico, pois limpa o couro cabeludo e estimula a circulação local. Por isso, evita problemas como a caspa.

“Pesquisas indicam que esse óleo é tão eficaz quanto o Minoxidil, famoso remédio para crescimento de cabelo. A vantagem é ser um ingrediente natural, além de mais barato”, afirma Viviane Coutinho, tricologista e docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT).

“O tratamento é feito com a aplicação do óleo no couro cabeludo. Ao penetrar a pele, ele é absorvido no sistema circulatório e começa a ativar a circulação periférica. Assim, provoca um aumento da nutrição do folículo piloso e traz os inúmeros benefícios que a gente conhece”, explica.

reprodução internet

Como aplicar o óleo no cabelo

O primeiro ponto a ser destacado, segundo a especialista, é que o óleo de alecrim não deve ser utilizado sozinho. “É necessário fazer uma mistura com um óleo carreador, aquele que dilui o óleo essencial. Utilizar ingredientes naturais é uma escolha excelente para cuidar da beleza, mas requer responsabilidades. Como a concentração de um óleo essencial é alta, é muito importante respeitar a dosagem correta”, alerta Viviane.

A tricologista recomenda uma dosagem padrão: 5ml de óleo vegetal para uma ou duas gotas de óleo essencial, tendo em mente que 1ml equivale a 20 gotas. Óleos vegetais, como o de abacate e o de semente de uva, funcionam como carreadores e são facilmente encontrados em lojas de cosméticos.

Para aplicar nas madeixas, é bem simples. “Menos é mais sempre! Comece a utilizar esse blend uma vez por semana, deixando, no mínimo, uns 20 minutos atuando no cabelo. Na hora de retirar, deixe bastante água cair nos fios para começar a limpeza, para somente depois colocar o shampoo. Use um produto que também condicione, respeitando a necessidade do seu cabelo”, acrescenta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES