Olhar Brasil conclui distribuição de 46 mil óculos no Estado

Entregas foram concluídas neste sábado.Idéia é melhorar o desempenho escolar e a qualidade de vida para reduzir a evasão escolar.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alunos do Programa Brasil Alfabetizado residentes no bairro Dirceu Arcoverde, zona sudeste de Teresina, receberam sábado (06) na Unidade Escolar Julia Nunes os últimos 260 óculos do Projeto Olhar Brasil, de um total de 46 mil entregues em todo o Estado em 2009. ?Somente em Teresina foram distribuídos 1600 óculos num universo de 3 mil alunos atendidos?, disse a professora Conceição Andrade, diretora da UEJA ? Unidade de Educação de Jovens e Adultos/SEDUC - Secretaria de Educação do Piauí, que coordena o projeto no Piauí.

O Projeto Olhar Brasil, desenvolvido por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde, busca identificar os problemas visuais de alunos, fazendo consultas oftalmológicas e fornecendo óculos (quando houver necessidade), buscando dar condição de saúde ocular favorável ao aprendizado, melhorando ainda o rendimento escolar e a qualidade de vida dos alunos, de forma a reduzir as taxas de evasão e repetência. ?A entrega começou a partir do mês de novembro, mas a ação em si começou desde o mês de maio com a mobilização. No mês de julho fizemos a triagem e as consultas?, explica a professora.

De acordo com a corrdenadora, 212 cidades piauienses foram atendidas pelo programa, sendo 60 mil alunos beneficiados. Alem disto, foram identificados 9.895 casos de alunos com necessidade de realização de cirurgias. ?O Piauí foi o único estado que executou e finalizou o Projeto para o público exclusivo do Brasil Alfabetizado. Nós pensávamos que em 2010 seria diferente, que os municípios iriam aderir muito mais. No entanto somente 150 aderiram. Mas, nós estamos presentes nos 224 municípios. Nós fizemos a nossa parte?, finaliza Conceição Andrade.

Saldo positivo - De acordo ainda com a professora Conceição Andrade o Projeto Olhar Brasil conseguiu diminuir em cerca de 20% o índice de evasão escolar no Piauí em 2009. Ela explica que em 2008 este índice chegou a 51%. ?Foi um sucesso acima das expectativas do que todos esperavam. A partir do mês de abril começa a segunda fase do programa?, comemora a professora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES