O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) conquistou a quarta colocação geral nas Olímpiadas dos Tribunais de Contas (OTC), realizada de 22 a 28 de agosto, em Natal, Rio Grande do Norte. Com essa classificação, a delegação piauiense foi a mais bem colocada dentre as delegações do Nordeste, ficando em primeiro lugar.

Para a presidente do TCE Piauí, a conselheira Lilian Martins, o quarto lugar geral representa uma ótima colocação pelo esforço dos servidores “Muito feliz pelos resultados dos atletas que representaram o TCE-PI nas Olimpíadas dos TCs, em especial, os esportes por equipe. O Piauí, que já participa há muitos anos, teve um desempenho ímpar, que nos encheu de orgulho. O esporte carrega elementos importantes para as relações humanas e seus benefícios são incontáveis na vida pessoal e profissional. Incentivo e parabenizo os nossos servidores que saíram da sua zona de conforto para dedicar momentos pessoais aos treinos, representando, da melhor forma, nosso Tribunal”, pontuou. 

Olimpíadas 2022: TCE Piauí fica em 4º lugar geral e em 1º no Nordeste - Foto: AscomOlimpíadas 2022: TCE Piauí fica em 4º lugar geral e em 1º no Nordeste - Foto: Ascom

Na classificação geral, com a presença das delegações de 27 Tribunais de Contas do Brasil e mais a do Uruguai, sendo, aproximadamente, 1.500 servidores atletas, o Piauí classificou-se em quarto lugar, ficando atrás do Rio Grande do Sul, que ficou em primeiro, Rio de Janeiro em segundo e Amazonas em terceiro.

A auditora Geysa Sá, chefe da Divisão de Fiscalização Especializada da Saúde (DFESP II), descreveu a alegria de participar da OTC 2022. “Superação é a palavra de ordem dessa OTC Natal 2022. Com pouco tempo de treino, até por conta da pandemia, bem como espaços limitados, dividindo o tempo entre família, trabalho, responsabilidades mil. Os atletas do TCE-PI mostram seu cartão de visitas. Não uma visita passageira, mas, sim, a representação de quem veio pra ficar. Parabéns a todos que fazem da nossa delegação, nossa casa! Um viva especial para “minhas meninas” do basquete e futsal feminino. Um abraço carinhoso em todos os técnicos que acreditam mais na gente que a gente mesmo. Esporte é vida!”, declarou. 

No quadro de troféus, medalhas e conquistas de posições, o TCE-PI ganhou três troféus de campeões em modalidades coletivas (Society Sênior, Voleibol Feminino e Futsal Masculino Sênior), cinco medalhas de ouro, sete de prata, onze de bronze, cinco em quarto lugares, doze em quinto, oito em sexto, onze em sétimo e oito em oitavo lugar, abaixo detalhados:

As medalhas de ouro, cinco no total, foram conquistadas na corrida 10 Km Masculino Livre; Vôlei de Praia Feminino Sênior; Futebol Society Sênior; Futsal Masculino Sênior; Vôlei Indoor Feminino. Já as sete medalhas de prata vieram da corrida 10 Km Feminino Master; Bocha Feminino; Atletismo 100m Feminino Sênior; Atletismo 400m Feminino Sênior; Atletismo 100m Masculino Sênior; Tênis de Mesa Dupla Feminino Máster; Futebol Society Máster.

As onze medalhas de bronze vieram da corrida 5km Feminino Livre; Natação Borboleta Feminino Máster; Natação Revezamento Feminino Livre; Natação Peito Masculino Livre; Natação Revezamento Misto Livre; Tênis de Mesa Dupla Feminino Livre; Tênis de Mesa Dupla Feminino Máster; Futebol Society Livre; Futsal Feminino Livre; Futsal Masculino Livre; Futsal Masculino Máster.

Ao todo, 71 atletas da Corte de Contas do Piauí participaram da OTC 2022, nas mais diversas competições esportivas, coletivas e individuais, nas modalidades de atletismo, corrida, basquete, beach tennis, bocha, futsal, futebol society, futevôlei, pebolim, tiro esportivo, vôlei de praia e vôlei indoor.