Omissão de renda é o que mais retém declarações na malha fina no IR 2023

Levantamento feito entre as declarações entregues até agora mostra os principais problemas identificados pelo Fisco

Omissão de renda é o que mais retém declarações na malha fina no IR 2023 | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com a Receita Federal, a omissão de rendimentos tem se mostrado como o principal motivo para retenção na malha fina durante este ano. Os erros mais comuns identificados nas declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023, submetidas até o momento, assemelham-se aos observados em anos anteriores. Vale ressaltar que o prazo para a entrega do documento encerra-se em dez dias, às 23h59 do dia 31 de maio.

A expectativa da Receita Federal é que 39,5 milhões de declarações sejam enviadas até o fim desse período. Até a última sexta-feira (19), foram entregues 26,5 milhões de documentos, 67% do total esperado. 

Conforme um levantamento realizado pela Receita Federal sobre os principais equívocos ocorridos neste ano, aproximadamente 40% das declarações retidas até o momento apresentam indícios de omissão de rendimentos. Em sua maioria, essas omissões referem-se a atividades remuneradas secundárias, em que os indivíduos possuem um emprego fixo, mas também desempenham trabalhos esporádicos e deixam de declarar esses valores. 

A Receita Federal também destaca outro problema recorrente de omissão, que é quando os contribuintes esquecem de incluir os rendimentos dos dependentes em suas declarações. Um exemplo disso é quando um filho realiza um estágio remunerado, sendo obrigatória a declaração desses valores. 

Em segundo lugar, identifica-se que mais de 20% dos casos estão relacionados a erros nas despesas médicas. Geralmente, esse problema ocorre devido à falta de confirmação das informações por parte dos prestadores de serviços. Em outras palavras, o contribuinte declara ter realizado determinado pagamento, porém, a parte que recebeu não confirma ou ainda não validou o valor mencionado. 

Na terceira posição dos erros identificados nas declarações retidas, encontra-se a divergência nas informações de retenção na fonte. Essa situação ocorre quando as informações fornecidas pelo contribuinte sobre o imposto retido na fonte não coincidem com os dados informados pela fonte responsável por essa retenção. 

(Com informações do Portal R7)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES