OMS alerta para surto ainda mais mortal que a Covid; prevenção iniciada!

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, ressaltou a necessidade crucial de os países se prepararem para enfrentar novas emergências de saúde.

OMS alerta para surto ainda mais mortal que a Covid; prevenção iniciada! | Reprodução/Caio de Biasi/MS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou uma iniciativa global destinada à prevenção de doenças. A Rede Internacional de Vigilância de Patógenos, lançada pela OMS, tem como propósito aprimorar os sistemas de coleta de amostras, utilizando dados relevantes para embasar políticas públicas, facilitar a tomada de decisões por parte dos gestores e promover um amplo compartilhamento de informações na comunidade científica.

A OMS revelou a iniciativa no sábado, 20 de maio, pouco antes da realização da 76ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), que ocorrerá até 30 de maio. Durante seu discurso no evento na segunda-feira (22), o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, ressaltou a necessidade crucial de os países se prepararem para enfrentar novas emergências de saúde.

“Permanece a ameaça do surgimento de outra variante que causa novos surtos de doenças e mortes. E a ameaça de outro patógeno emergente com potencial ainda mais mortal permanece. E as pandemias estão longe de ser a única ameaça que enfrentamos. Em um mundo de crises sobrepostas e convergentes, uma arquitetura eficaz para preparação e resposta a emergências de saúde deve abordar emergências de todos os tipos”, afirmou Adhanom.

OMS alerta para surto ainda mais mortal que a Covid (Foto: Reprodução/Noel Celis/AFP)Identificação de doenças

A nova rede emprega dados genômicos como base de informações sobre agentes patogênicos, por meio da análise do código genético de vírus, bactérias e outros microrganismos. Seu objetivo principal é aprofundar a compreensão das características das infecções, como sintomas, modos de transmissão e riscos à saúde. Ao utilizar essa abordagem genômica, busca-se obter um maior conhecimento sobre os patógenos e aprimorar as medidas de prevenção e controle de doenças.

Segundo a OMS, cientistas e especialistas em saúde pública poderão utilizar as informações fornecidas pela rede para identificar e rastrear doenças de forma mais eficaz. Essa abordagem visa não apenas prevenir surtos, mas também responder a eles como parte de um sistema de vigilância mais abrangente. Além disso, a utilização desses dados genômicos permitirá o desenvolvimento de tratamentos e vacinas mais direcionados, com base nas características específicas dos patógenos identificados.

A implementação da rede permite à OMS enfatizar que os países serão capazes de identificar e responder a potenciais ameaças de doenças antes que elas atinjam o estágio de epidemia ou pandemia. Com a operação efetiva dessa rede, busca-se fortalecer a capacidade de detecção precoce, permitindo uma resposta rápida e assertiva, com o intuito de conter e controlar surtos antes que se espalhem amplamente.

“O objetivo dessa nova rede é ambicioso, mas também pode desempenhar um papel vital na segurança da saúde: dar a todos os países acesso ao sequenciamento e análise genômica de patógenos como parte de seu sistema de saúde pública”, disse o diretor-geral da OMS.

Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES