OMS aprova ação que eleva saúde indígena ao nível de prioridade global

Essa estratégia global permitirá a troca de experiências entre as nações que assinarem o acordo

OMS aprova ação que eleva saúde indígena ao nível de prioridade global | Tomaz Silva/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou de forma unânime, nesta segunda-feira (29), em Genebra, Suíça, uma resolução apresentada pelo Brasil com o objetivo de assegurar um acesso igualitário e abrangente à saúde para populações indígenas em todo o mundo. Durante a 76ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), a OMS comprometeu-se a criar um plano global de saúde indígena, colocando essa questão como prioridade em sua agenda, conforme proposto pelo Brasil. Essa estratégia global permitirá a troca de experiências entre as nações que assinarem o acordo.

Weibe Tapeba, secretário de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, comemorou a aprovação unânime, via rede social. “Vitória indígena. Um momento histórico de avanço, de um novo tempo de inclusão dos povos indígenas e seus direitos a nível mundial”, disse ele. Weibe ainda pediu aos demais países para copatrocinem o documento.  

No sábado (27), o Brasil apresentou uma resolução pioneira em Genebra, que foi votada e aprovada nesta segunda-feira. O texto recebeu apoio de outros 13 países, incluindo Austrália, Bolívia, Canadá, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Peru e Estados Unidos, além da União Europeia.

As adesões à resolução ocorreram a partir de negociações da diplomacia brasileira com outras delegações, desde a semana passada, como destacado pela ministra da Saúde Nísia Trindade, na última quarta-feira (24). “Foi um trabalho realizado em conjunto para chegarmos até a possibilidade de uma votação” [ocorrida nesta segunda-feira].  

É a primeira vez que a OMS adota uma resolução específica sobre a saúde dos povos indígenas. O secretário de Saúde Indígena (Sesai) destacou a importância da decisão. “É simbólico para a OMS, em seus 75 anos de história, aprovar uma resolução que determina a elaboração de um Plano Global da OMS, encoraja os demais países a desenvolverem planos nacionais e a buscarem estratégias que possam assegurar o acesso à saúde dos povos indígenas, respeitando o direito à consulta e fortalecendo a participação social na construção de ações, programas e políticas voltadas a essas populações”, explicou.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES