OMS declara surto de Ebola após 1ª morte e 8 casos suspeitos na Uganda

Um homem de 24 anos morreu com o tipo considerado mais raro da doença; outros oito casos estão sob cuidado médico

OMS declara surto de Ebola após 1ª morte e 8 casos suspeitos na Uganda | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Uganda e a OMS (Organização Mundial da Saúde) declararam, nesta terça-feira (20), um surto de ebola no país africano. A informação foi dada após as autoridades de saúde terem confirmado a doença e a morte de um homem de 24 anos, em Mubende.

Depois de ter realizado testes em amostras desse paciente, o Instituto de Pesquisa do Vírus de Uganda confirmou que se trata de uma infecção com a cepa do Sudão, considerada relativamente rara. Outras seis mortes estão sendo investigadas pelo instituto.

"Queremos informar ao país que temos um surto de ebola, confirmado ontem", disse a secretária permanente do Ministério da Saúde, Diana Atwine, em entrevista coletiva. Ela afirmou que o paciente que morreu apresentava febre alta, diarreia e dores abdominais e estava vomitando sangue. Inicialmente, o jovem estava sendo tratado para malária. 

OMS declara surto de Ebola após 1ª morte e 8 casos suspeitos na Uganda (Foto: OMS/ Africa)Atualmente, existem oito casos suspeitos que recebem cuidados em unidades de saúde da Uganda, disse em comunicado o escritório da OMS na África.

"Esta é a primeira vez em mais de uma década que Uganda registra surto do vírus ebola do Sudão. Estamos trabalhando em estreita colaboração com as autoridades nacionais de saúde para investigar a origem desse surto, apoiando os esforços para implementar rapidamente medidas eficazes de controle. Para o país, não é estranho o controle eficaz da doença. Graças a experiências anteriores, foram tomadas medidas para detectar rapidamente o vírus, e podemos apostar neste conhecimento para travar a propagação de infecções", disse o diretor regional da OMS para a África, Matshidiso Moeti.

De acordo com a OMS, outros sete surtos da cepa de ebola do Sudão ocorreram na África; desses, quatro em Uganda — o último, em 2012 — e três no Sudão. Já o último surto da doença registrado em Uganda foi em 2019, mas era da cepa do Zaire. 

O vírus ebola (Foto: Centros de Controle e Prevenção de Doenças)A OMS informou que a vacinação em anel das pessoas com alto risco, com o imunizante Ervebo, foi eficaz no controle da propagação da doença em casos recentes na República Democrática do Congo e em outros lugares. Todavia, essa vacina só foi aprovada para proteger contra a cepa do Zaire.

Outro imunizante produzido pela Johnson & Johnson (JNJ.N) pode ser eficaz, mas ainda não foi testado especificamente contra a cepa do Sudão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES