OMT: “Brasil é um exemplo de como o turismo pode transformar vidas”

Secretário-geral da entidade destaca o setor como força motriz para a retomada do desenvolvimento com inclusão social no país

Turismo no Brasil | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, destacou as potencialidades turísticas do Brasil e como essa vocação será importante na recuperação do país após a pandemia do novo coronavírus. Pelas redes sociais, a OMT, vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), enviou votos de solidariedade e garantiu apoio às ações desenvolvidas no setor.

Em um vídeo publicado no Twitter e no Instagram da entidade, Zurab Pololikashvili citou o Brasil como exemplo na adoção de medidas voltadas ao fortalecimento do turismo. “O Brasil é um país de espírito único, de imensas riquezas culturais e naturais, e é um exemplo de como o turismo pode transformar vidas. O Brasil colocou o turismo como um de seus pilares para o desenvolvimento. A OMT apoia essa visão, na certeza de que o turismo irá liderar a recuperação e criar oportunidades para todos”, disse.

O Ministério do Turismo brasileiro mantém permanente contato com representantes do setor e outros órgãos públicos para promover ações de enfrentamento a impactos da pandemia. As medidas desenvolvidas incluem, por exemplo, a Medida Provisória 936, voltada à manutenção de empregos, que contempla demandas do segmento encaminhadas à Pasta da Economia.

Em conjunto com o Ministério da Justiça e da Segurança Pública, o Turismo elaborou MP que define regras para remarcações e cancelamentos de serviços turísticos e culturais. O MTur também publicou portaria que facilita o acesso a crédito do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) por empresas do ramo, que dispõem de um total de R$ 5 bilhões em empréstimos, previstos na MP 963.

RETOMADA - Iniciativas organizadas pelo MTur também miram a volta à normalidade. Neste sentido, o órgão desenvolve a campanha “Não cancele, remarque!”, que busca proporcionar a manutenção de pacotes e serviços contratados e garantir a preservação de empregos. A Pasta também lançou o selo “Turista Protegido”, primeira etapa de um programa que criará protocolos de segurança sanitária e de boas práticas para cada um dos segmentos do setor.

O selo integra o Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo MTur, que busca minimizar efeitos da Covid-19 e preparar o setor para um retorno gradual. O órgão já trabalha uma série de ações para o pós-pandemia, articuladas em conjunto com os setores público e privado. Além de preparar uma campanha de estímulo a viagens domésticas, o órgão pretende estruturar o turismo rodoviário, a partir da integração com outros modais de transporte, facilitando a realização de roteiros integrados por viajantes. (Por Rafael Brais/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES