Onça-pintada e filhote são flagrados no Parque Serra da Capivara; vídeo!

Esta é a primeira vez em que um filhote da espécie é visto no parque pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP).

l | l
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma onça-pintada com seu filhote foi avistada no Parque Nacional da Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí. O flagrante foi realizado no dia 7 de julho, mas as imagens só foram divulgadas somente nesta semana pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Esta é a primeira vez em que um filhote da espécie é visto no parque pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP). O primeiro avistamento foi no ano de 2015. 

Para a arqueóloga Marrian Rodrigues, chefe do Parque Nacional da Serra da Capivara, o registro é motivo de comemoração, pois demostra que o ambiente está preservado e com condições propícias para a reprodução da espécie, que está extremamente ameaçada de extinção na caatinga. A população de onças é monitorada há sete anos na região por pesquisadores do CENAP. 

“Nós temos uma pesquisa de monitoramento com as onças e é a primeira vez que avistamos um filhote. Estamos felizes e mostra que o ambiente está preservado, que não há uma mudança no sentido negativo, pois elas estão no topo da cadeia. Já conseguimos avistar 7 adultos e dois filhotes só de onça-pintada. E da parda também”, disse. 

A primeira etapa do monitoramento do CENAP da espécie iniciou ainda no ano de 2015, sendo os primeiros levantamentos em área de caatinga realizados na Serra da Capivara. O objetivo é identificar os indivíduos através das armadilhas fotográficas e monitorá-los no bioma. 

Onça-pintada recebeu nome de Niède. E o filhote?

Ao Meionorte.com, a Marrian Rodrigues disse em primeira mão que será aberta uma enquete nas redes sociais do parque e do ICMBio para a escolha do nome do filhote, já que é a mãe recebeu o nome de ‘Niède’, em homenagem a Niede Guidon. “Vamos também ter um trabalho de educação, com as comunidades, publicidades, de publicação, e vamos abrir uma enquete nas redes sociais para colocar o nome do filhote, que foi o primeiro que conseguimos registrar”, disse. 

Onça-pintada e filhote são flagrados no Parque Serra da Capivara (Foto: Divulgação)

Avistar onças na Caatinga é raridade por alguns motivos: elas não gostam muito de se aproximar de humanos e, mais importante, a presença das duas espécies típicas da região, a parda e a pintada, tem diminuído nos últimos anos. Por esta razão, segundo os pesquisadores, ver um filhote de onça-pintada com sua mãe, é extremamente importante, já que está entre as espécies mais ameaçadas do bioma.

Fiscalização

Segundo o ICMBio, as principais ameaças às onças-pintadas na caatinga são os conflitos relacionados com o homem, em decorrência da predação por animais domésticos, além da perda de habitat e fragmentação causados por desmatamento e queimadas. Marrian Rodrigues destacou também que há um trabalho intenso de fiscalização, junto à Polícia Ambiental, contra a caça na região. 

“A gente tem esse trabalho de fiscalização ostensivo em conjunto com o policiamento ambiental, dentro e fora do parque. Temos operações a cada dois meses, além da fiscalização de rotina”, completa. 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES