Onça que fugiu de recinto dentro do Zoobotânico de Teresina é capturada

O animal fugiu após o seu recinto ter sido atingido e danificado após a queda de uma árvore de grande porte, devido à chuva com fortes ventos.

RTURT | R
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A onça suçuarana (Puma concolor) que fugiu de um recinto dentro bioparque Zoobotânico de Teresina, na noite desta quinta (02), foi capturada após horas de monitoramento e buscas por parte de veterinários e equipes do Batalhão da Polícia Ambiental na noite deste sábado (04). O animal fugiu após o seu recinto ter sido atingido e danificado após a queda de uma árvore de grande porte, devido à chuva com fortes ventos. 

Em entrevista ao Meionorte.com, o subtenente Geraldo, do Batalhão de Policiamento Ambiental, explicou que a onça conseguiu pular o muro do bioparque e foi visto por populares, que avisaram os policiais. Diante disso, com uso de dardos tranquilizantes e uma rede, o animal foi capturado nas proximidades do Terminal Rodoviário do Zoobotânico, que ainda contou com ajuda de populares. 

“Pegamos ela no Terminal do Zoobotânico. Ela tinha acabado de sair do mudo e foi dado conhecimento. Uma mulher veio nos avisar que viu ela e pegamos ela no meio da rua. Usarmos dados, que pegaram só na pata e foi usado uma pequena rede que temos. Muita gente ajudou e ela agora está sob os cuidados dos veterinários”, informou. 

Leia Mais

As atividades de visitação ao bioparque foram suspensas diante do trabalho de captura interna. De acordo com a administração do Zoobotânico, todas as medidas e procedimentos necessários para capturá-la foram realizados, cumprindo todos os protocolos do plano emergencial para captura de animais.

Onça que fugiu de recinto dentro do Zoobotânico de Teresina é capturada (Foto: Lucrécio Arrais/ Meio Norte)

tenente F. Oliveira, do Batalhão Ambiental, pontuou que a todo momento a situação esteve sob controle e o animal estava dentro das imediações do parque. 

“Devido às chuvas de ontem e forte ventania, caiu uma árvore sobre o recinto dela. Teve um defeito e ela saiu. No entanto, a situação está controlada, ela está na área interna do parque. Estamos com uma equipe monitorando ela. É questão de tempo para capturar. Já estamos com armadilhas no local e ela está sendo visualizada. Ela não saiu da área interna e que ela tem conhecimento, onde ela fica", explicou.

As autoridades competentes, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMAR-PI), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Piauí (IBAMA-PI) e Batalhão da Polícia Ambiental, que tem sua sede instalada no parque, participaram dos trabalhos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES