ONG faz churrasco para moradores de rua em frente a touro dourado

A escultura inspirada no Touro de Wall Street que foi instalada em frente à Bolsa de Valores está sendo alvo de protestos.

ONG faz churrasco para moradores de rua em frente a touro dourado | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Membros da ONG SP Invisível organizaram um churrasco para pessoas em situação de rua em frente ao Touro de Ouro da Bolsa de Valores, no Centro de São Paulo, na noite de quarta-feira (17).

A organização não governamental, que busca transformar a vida de pessoas em situação de rua, comprou a carne, preparou o churrasco e o distribuiu também para ambulantes que estavam passando pelo local.

"Falam que o Touro simboliza o progresso e a economia melhorando, mas essa não é a verdade. A verdade é que aumentou o número de pessoas morando na rua, desempregadas, mais pessoas estão passando fome e precisando de comida", afirma Vinicius Lima, cofundador da SP Invisível. 

ONG realiza churrasco para pessoas em situação de rua em frente ao Touro da Bovespa — Foto: Divulgação/ SP Invisível 

A alta no preço dos alimentos levou muitas famílias a buscar alternativas para se alimentar, como gordura e ossos de boi nos açougues e até em caçambas de descarte.

"O preço da carne no mercado aumentou, está tudo muito caro. Enquanto o Touro sinaliza um progresso, esse progresso de fato não existe, estamos vivendo um retrocesso", completa Vinicius Lima.

A carne foi comprada pelos organizadores e distribuída para pessoas em situação de rua e ambulantes. — Foto: Divulgação/ SP Invisível 

Protestos

A escultura inspirada no Touro de Wall Street que foi instalada em frente à Bolsa de Valores brasileira (B3) na terça-feira (16) e está sendo alvo de protestos desde a inauguração.

Na quarta-feira (17), pela manhã, um grupo colou cartazes na escultura. A ação aconteceu por volta de 6h30 e levou cerca de 5 minutos. Um segurança da B3 tentou impedir a ação. Dez minutos depois, um caminhão da limpeza urbana passou para limpar a Rua 15 de novembro, retirando os cartazes. Na noite da quarta, houve o churrasco.

E na manhã desta quinta-feira (18), um novo ato foi realizado no local: com tinta preta, a escultura foi marcada com inscrições como "taxar os ricos". Em nota, o Movimento Juntos, autor da intervenção, disse que "seguiremos buscando expor a contradição entre a existência de bilionários enquanto o povo vive à procura de ossos de boi e carcaças de frango".

Touro dourado da B3 é alvo de protestos novamente — Foto: RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO 

"Nesta semana, a Bolsa de Valores instalou a estátua do Touro de Ouro no Centro de São Paulo. O que para eles simboliza a força do mercado financeiro, para nós é um símbolo da fome, da miséria e da superexploração do trabalho. Mas, também é um lembrete de que continuaremos na luta por uma vida com dignidade. E é por isso que hoje fizemos essa ação simbólica de protesto", afirmaram.

A escultura encomendada pela B3, inspirada no Touro de Wall Street, o centro financeiro de Nova York, representa "o otimismo e a força dos investidores" no mercado financeiro.

De acordo com os organizadores do protesto, o monumento retrata a contradição de um país que viu o Produto Interno Bruto (PIB) crescer até setembro, mas em uma expansão desigual, que deixa de fora especialmente a classe de renda mais baixa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES