Ônibus vão circular com 100% da ordem de serviço para o período, diz Strans

A Strans fará o monitoramento diário da demanda de usuários, realizando a adequação gradual de veículos à quantidade de passageiros por viagem

Ônibus vão circular com 100% da ordem de serviço para o período, diz Strans | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou que os ônibus da capital irão circular normalmente, nesta segunda-feira (18), com 100% da frota da ordem de serviço prevista para o período, em torno de 200 veículos.

Após reunião realizada na última sexta-feira (15), na sede da Procuradoria Geral do Município (PGM) de Teresina, com a Strans, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro) e representantes dos Consórcios que operam o transporte público na capital, onde ficou acordado com o Sintetro pela suspensão da paralisação.

“Durante a reunião, foi tratado sobre os termos do acordo extrajudicial lavrados há uma semana. Todas as empresas já receberam o montante referente a primeira parcela do acordo entre a PMT e o Setut. Agora ficou a obrigação das empresas de cumprirem com dois quesitos, o primeiro seria exatamente aquele que foi objeto do prefeito que era a contra prestação para os trabalhadores, ou seja, parte desse valor que foi repassado e que será repassado para as empresas, elas deverão proporcionalmente ter um repasse aos trabalhadores em cima já do acordo que fora estabelecido no ano de 2020. E o segundo é exatamente o cumprimento da ordem de serviço exarada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito que deve ser cumprida tão logo esse pagamento seja efetuado”, declara o superintendente da Strans, Cláudio Pessoa.

Ainda de acordo com o superintendente, “dessa reunião ficou estabelecido o seguinte: que eles reveriam essa situação de paralisação, o presidente do Sintetro iria conversar com os sindicalizados, tratando exatamente daquilo que foi dito na reunião, ou seja, nós vamos pegar a documentação das empresas, demos um prazo de 72 horas para que eles comprovassem que efetuaram os pagamentos aos empregados, diante dessa informação, nós encaminharemos para a Procuradoria Judicial e ele vai atestar o cumprimento desse acordo junto ao judiciário. Isso porque o pagamento subsequente das parcelas fica condicionado ao cumprimento total e restrito de todas essas cláusulas. Além do cumprimento da ordem de serviço, deve-se também as empresas apresentarem os comprovantes de pagamento para os trabalhadores”, acrescenta Cláudio Pessoa.

A Strans fará o monitoramento diário da demanda de usuários, realizando a adequação gradual de veículos à quantidade de passageiros por viagem. Conforme houver necessidade, iremos adequar a frota de maneira gradativa para garantir um melhor atendimento aos usuários de todas as regiões da cidade.

Neste primeiro momento, não haverá a reabertura dos terminais, permanecendo o formato radial de atendimento que está em atuação, com percursos do bairro para o Centro.

“Lembramos que a integração continua, a integração temporária, sendo aquela em que o usuário se desloca em diferentes zonas da cidade pagando somente uma passagem no tempo máximo de duas horas, esclarece o gerente de Transporte Público da Strans, Felipe Leal.

Ainda de acordo com o gerente de Planejamento de Transporte Público, Felipe Leal, as três empresas que operam na zona Sudeste, que fazem parte do Consórcio Theresina, as empresas Emtracol, Transfácil e Teresina irão voltar, elas estavam paradas e as linhas que estavam desassistidas irão retornar a operar a partir desta segunda-feira (18). Assim como as linhas circulares, Rodoviária I e II e Universidade I e II, voltam a operar também nesta segunda-feira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES