ONU destaca visão de futuro para desenvolvimento social no Piauí

Em oficina realizada com a equipe da Suparc, a consultora PNUD deu orientações à equipe sobre o cumprimento de ODS

PIuaí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A consultoria do Plano das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) elogiou a visão de futuro do Piauí para o desenvolvimento social sustentável da Agenda 2030, no que diz respeito à executar e cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ariane Favareto, doutora em Ciências Sociais e consultora do Plano das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), analisou o caso do Piauí no mapa de desenvolvimentos das ODS. “A participação social é um dos principais conceitos, além do desenvolvimento território para planejamentos. Além da sustentabilidade, que corrobora com o desenvolvimento sustentável. Queremos pensar em um desenvolvimento sistêmico, propondo através dos territórios agregar uma dimensão cultural que vai apontar para bloqueios que impedem ações de desenvolvimento. Isso, claro, observando a leitura do cenário atual, desde 2015 aos dias atuais”, revela. 

Árvores na Avenida Frei Serafim

O Piauí apresenta um prognóstico positivo. “Iniciamos esse trabalho fazer uma análise de documentos disponíveis, então tivemos alguns pontos positivos como a abordagem territorial, que é importante para ouvir a sociedade civil. Além disso, os planos são bem estruturados, inclusive com coisas que funcionam na prática. Além disso, há uma visão de futuro que é perseguido pela gestão, com metas de médio prazo para aumentar o IDH municipal de cada região”, aponta Favareto.

A ideia é promover a inclusão social a partir de uma ideia de sustentabilidade de médio a longo prazo. O Piauí se destaca com a carteira de projetos de parcerias público-privadas, que tem oferecido à população a resolução de conflitos sociais. A Nova Ceasa, por exemplo, transformou a central de abastecimento de forma positiva, além de auxiliar no combate à fome.

A equipe da Superintendência de Parcerias e Concessões do Estado do Piauí (Suparc-PI) participou de uma oficina sobre a Agenda 2030 nesta quinta-feira (20), como forma de entender os pontos que precisam ser reforçados ou melhorados. “A reunião é importante no sentido de alinhar a estruturação de projetos com os ODS, considerando que nossa carteira contempla os eixos de segurança alimentar, energia sustentável e inclusão digital”, conta Estela Miridan, coordenadora de projetos de engenheira da Suparc-PI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES