ONU revela planos para a primeira cidade autossuficiente e flutuante

A ideia é que a Oceanix City, como a cidade está sendo chamada, seja uma solução urbanística que, ao invés de combater a natureza, melhor se integre a ela

ONU revela planos para a primeira cidade autossuficiente e flutuante | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira cidade flutuante, autossuficiente e sustentável está sendo desenvolvida na Coréia do Sul como uma das muitas alternativas possíveis para o cenário das mudanças climáticas. O projeto é uma parceria entre as Nações Unidas, as autoridades de Busan e a Oceanix, a segunda cidade mais populosa do país, localizada no sudeste do país: em um cenário crescente de ameaça por conta das alterações climáticas causadas pela ação humana, a cidade flutuante surge como um destino possível para proteger populações de inundações, furacões e do próprio aumento do nível dos mares. As informações são da hypeness.com.br/

Oceanix City será formada por diversos módulos encaixados - Imagem: Reprodução

A ideia é que a Oceanix City, como a cidade está sendo chamada, seja uma solução urbanística que, ao invés de combater a natureza, melhor se integre a ela. “É a visão da primeira comunidade resiliente, sustentável e flutuante, para 10 mil residentes sobre 75 hectares’, diz o texto do projeto, que se desenha dentro das metas de desenvolvimento da ONU para se estabelecer como paradigma para temas como energia, água, alimentação e despejo de lixo em uma construção modular e marítima. A cidade será construída em “bairros” modulares de 2 hectares cada, capaz de receber até 300 residentes, podendo crescer através de novos módulos “encaixados”.  

Cada construção sobre as plataformas não poderá passar de 7 andares de altura, para manter um baixo centro de gravidade capaz de resistir ao vento e variações marítimas, e trarão painéis solares que alimentarão as plataformas.

A cidade flutua nos mares da cidade de Busan, na Coréia do Sul - Imagem: Reprodução

Os “bairros” terão fazendas comunitárias como centro, e nas estruturas posicionadas debaixo da água, recifes, algas, ostras, mexilhões e outros sistemas marinhos servirão como outra fonte de alimento e também como forma de acelerar a regeneração dos ecossistemas e a limpeza dos mares. Cada plataforma funcionará para não produzir qualquer desperdício nem poluição. ”Nós construímos para pessoas que querem viver sustentavelmente através do nexo de energia, água, alimento e lixo”, diz o projeto.

“Construímos comunidades inteligentes de pessoas que se importam com o planeta e cada forma de vida. A humanidade pode viver em harmonia com a vida debaixo da água: não é uma questão de um contra o outro”, conclui o texto. 

Os módulos terão espaços de convívio, comércio e trabalho - Imagem: Reprodução

De acordo com Maimunah Mohd Sharif, diretor executivo do UN-HABITAT, das Nações Unidas, o projeto se apresenta diante de um dilema habitacional que não é mais opcional. “Em vez de lutar contra a água, vamos aprender a conviver em harmonia com ela. Esperamos desenvolver soluções de adaptação climática baseadas na natureza por meio do conceito de cidade flutuante, e Busan é a escolha ideal para implantar o protótipo”, afirmou o líder do programa na ONU.

Os espaços residenciais também contam com o verde e a vista marítima - Imagem: Reprodução

A cidade terá fazendas como espaços centrais para produção de alimentos - Imagem: Reprodução

A parte submersa das cidades também produzirá alimentos e ajudará a limpar o oceano - Imagem: Reprodução



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES