Operação do novo aterro sanitário é iniciada na zona Sul de Teresina

Prefeitura inicia operação do novo aterro sanitário de Teresina um ano antes do prazo legal

Aterro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um ano antes do prazo determinado através de legislação federal, a Prefeitura de Teresina colocou em funcionamento o novo aterro sanitário da capital. O espaço, que recebe e trata o lixo coletado na cidade, está em operação desde junho e apresenta uma série de vantagens em relação ao modelo antigo: causa menor impacto ambiental, impede a contaminação do solo e da água, além de reduzir a liberação de gás metano na atmosfera.

Aterro inicia operaçao em Teresina

Até o momento foram investidos cerca de R$ 6 milhões, recursos próprios do município, que estão sendo aplicados também na desativação e recuperação ambiental da área utilizada no antigo aterro controlado. O novo aterro tem área de 15 hectares e está localizado no Bairro Parque Juliana, zona Sul da cidade.

Atualmente, a população de Teresina produz, em média, 40 mil toneladas de resíduos por mês, que são coletados e destinados para o aterro sanitário. No local, o lixo domiciliar é disposto em área impermeabilizada, evitando a contaminação do solo por chorume. Esse líquido poluente é coletado por drenos e conduzido para uma estação que o transforma em água de reuso, utilizada depois em diversos serviços no próprio aterro.

Novo aterro é iniciado em Teresina

“Fazemos vários tipos de monitoramento, como o controle da entrada de resíduos e da qualidade da água superficial e subterrânea, além do chorume tratado. Todos estes processos visam garantir o adequado tratamento dos resíduos e a qualidade ambiental da área do aterro e seu entorno”, explica o secretário executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Vicente Moreira.

Ele ressalta que a etapa de desativação do aterro antigo está sendo acompanhada de perto. “É um processo que vai melhorar ambientalmente essa área, que se encontrava degradada por anos de disposição de resíduos. Implantamos drenos para coletar o chorume e os gases produzidos no local, e executamos a reconformação dos taludes", destaca o gestor. Ele ressalta que a instalação do novo aterro faz parte do Plano Municipal de Saneamento Básico de Teresina e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

Novo aterro sanitário de Teresina

Aterro Sanitário



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES