Dois empresários e secretário de transportes são presos em Itaueira

A operação fez buscas na Sede da Prefeitura e na casa do Secretário Municipal de Saúde.

prefeitura | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) realizou a prisão de três pessoas durante a Operação Perpetuatio, deflagrada na manhã desta terça-feira (15) na cidade de Itaueira, com o objetivo de apurar três fatos criminosos envolvendo desvios de recursos públicos, lavagem de dinheiro e organização criminosa no âmbito da Prefeitura do município.

Na ação, dois empresários e o secretário de transportes da prefeitura da cidade foram presos pelos agentes, Segundo a Promotora de Justiça, Débora Aragão, coordenadora do GAECO/MPPPI. O prefeito Quirino Avelino, suspeito de liderar organização criminosa que atua para fraudar licitações públicas e, consequentemente, desviar dinheiro público, não foi preso. A operação fez buscas na Sede da Prefeitura e na casa do Secretário Municipal de Saúde, envolvido também na investigação sobre uma aquisição fraudulenta de uma ambulância para a Secretaria.

Prefeito Quirino Avelino é suspeito de chefiar organização criminosa (Reprodução)

A operação investiga também construções e reformas de obras públicas, inclusive pavimentação de vias e a não prestação adequada e fraudes no serviço de transporte escolar.  Concluiu-se, das investigações, que o gestor se utilizou de empresas de fachada e de servidores públicos para macular os processos licitatórios em questão.

O nome da Operação, Perpetuatio, faz referência à perpetuação do gestor à frente do município de Itaueira, utilizando práticas fraudulentas para auferir vantagens ilicitas à frente da gestão pública. Ao todo, estão sendo cumpridos três mandados de prisão temporária e cerca de 15 mandados de busca e apreensão. Os presos serão ouvidos e seguirão para o Presídio Vereda Grande, localizado em Floriano.

A operação conta com o auxílio da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí e da Polícia Rodoviária Federal para o cumprimento dos mandados de prisão e busca e apreensão.

 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES