Operação flagra desmatamento e apreende madeira irregular em Timon

Para denúncias, a população pode acionar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente pelo telefone 869 9928-2157, que também é Whatsapp.

ert | st
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma operação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente da cidade de Timon, no Maranhão, flagrou um desmatamento na região do Povoado Copacabana, na zona rural do município. A ação foi realiza durante toda a tarde desta terça-feira (11). Troncos de árvores e madeira irregular da região foram apreendidas. 

O secretário municipal do Meio Ambiente, José Carlos Assunção, conta que no momento da operação os suspeitos de praticar o desmatamento fugiram e ainda não foram identificados. 

“Detectamos esse desmatamento na região Norte de Timon, no Povoado Copacabana, em uma área mais ribeirinha. Foi apreendida uma carrada de madeira. O objetivo da operação foi barrar o desmatamento e impedir que este tipo de crime ambiental ocorra em Timon”, explica o secretário.

Operação flagra desmatamento e apreende madeira em Timon (Foto: Divulgação)

Monitoramento

O secretário revela que a operação foi deflagrada após recebimento de denúncia. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente também conta com a tecnologia de um programa de monitoramento via satélite, que detecta áreas de possível desmatamento ou queimadas.

“Recebemos a denúncia e constatamos, por meio de sistema de monitoramento, que houve desmatamento na região denunciada. Estamos utilizando esse monitoramento por satélite mais atualizado desde o início do ano. É um programa muito eficiente e estamos buscando melhorar mais ainda esse sistema”, acrescenta o secretário.

Fiscalizações

Para denúncias, a população pode acionar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente pelo telefone 869 9928-2157, que também é Whatsapp. “A secretaria do Meio Ambiente não é um obstáculo para quem quer se regularizar e fazer um manejo, uma derrubada sustentável. Você pode fazer uma derrubada fazendo replantio. Basta ir na secretaria que nossos técnicos orientam o manejo sustentável, mas infelizmente, as pessoas insistem em fazer esse processo de forma irregular e acabam cometendo crime ambiental. A secretaria do Meio Ambiente é uma parceira, desde que as pessoas procure se regularizar”, ressalta o secretário José Carlos.

Operação flagra desmatamento e apreende madeira em Timon (Foto: Divulgação)

Na semana passada a Prefeitura de Timon renovou, por mais 10 anos, o Termo de Capacidade Técnica com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Na prática, o documento autoriza o município a realizar licenciamento ambiental e operações de fiscalização.

Desde segunda-feira (10), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente está disponível para atender empresários que tenham algum processo de licenciamento no órgão. A sede da pasta fica localizada na Rua Acrísio Veras, Nº 488.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES