Orca de duas toneladas encalha em praia de Salvador

A aparição do animal foi lassificada como uma “coisa bem rara” por um membro do Projeto Baleia Jubarte.

Orca | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma orca fêmea, com aproximadamente 3,5 metros de comprimento e pesando cerca de duas toneladas, encalhou na praia de Guarajuba, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, neste sábado (1º). 

O animal, que é da família dos golfinhos, foi atendido por Equipes do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM) e pelo Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA). A aparição do animal foi lassificada como uma “coisa bem rara” por um membro do Projeto Baleia Jubarte.

Orca (Foto: Reprodução)

A bióloga Luena Fernandes, do Projeto Baleia Jubarte, contou que as chances de que o animal sobreviva são pequenas. “A gente sabe que esses animais, quando encalham, já estão bastante debilitados, ou doentes, e as chances de sobreviver são sempre mínimas”, comentou ela, considerando principalmente as condições da maré, que baixou no final da tarde.

As tentativas de devolução, feitas por moradores e banhistas, acabaram não dando certo. “Foram feitas várias tentativas de devolver o animal para o mar, pelas pessoas da praia, e ela voltou duas vezes. Depois, quando nós do Projeto Baleia Jubarte chegamos lá, e a veterinária do IMA – que é quem atende encalhe de golfinhos, pequenos cetáceos aqui no Litoral Norte – avaliou o animal, nós fizemos uma última tentativa, aproveitando o restinho de maré, mas infelizmente a maré estava secando”, relatou Luena.

As orcas não são muito frequentes no Litoral Norte baiano, mas é uma área de ocorrência delas. Não há, no entanto, registro recente de encalhe de orcas na costa da Bahia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES