Ortopedia: prática esportiva exige acompanhamento preventivo

Instabilidade das articulações do joelho podem causar lesões

Médico ortopedista | Leo Vilari
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pratica exercícios físicos? Então é importante estar atento às articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos. Isso mesmo. Qualquer esporte pode causar lesões a quem pratica, por isso é fundamental o acompanhamento ortopédico para tratar o que já foi lesionado e até mesmo evitar futuros problemas. 

Raynério Costa. Crédito: Leo Vilari.

A especialidade médica também age de forma preventiva. “A ortopedia está ligada diretamente à atividade esportiva. A maioria das lesões são nos braços, pernas e tronco. Tudo relacionado a músculos, ligamentos e tendões está relacionado à parte ortopédica. Fazendo uma prevenção, avaliando e acompanhando o atleta, você consegue evitar algumas lesões e identificar desvios de postura, ou alterações de hábito durante a prática esportiva”, explica Raynério Costa, médico ortopedista.

O joelho é um dos principais pontos de lesão, e exige cuidados. “O joelho é muito solicitado. Além disso, ele promove movimentos em vários ângulos. Durante uma atividade esportiva ele se movimenta, estende, roda, etc. Ele é seguro por vários ligamentos. Ao contrário do quadril, que possui um arcabouço ósseo grande e a articulação é muito estável. Já o joelho é instável, pois é dada por ligamentos que podem romper ou estirar, provocando lesões”, explica o médico.

Médico conta que o joelho é uma das regiões vulneráveis. Crédito: Leo Vilari.

Raynério Costa explica que as lesões não estão ligadas apenas a um esporte. “Isso depende muito do tipo de atividade física que é feito em cada país. No Brasil, o futebol, historicamente, tem o maior número de lesões. É uma atividade de contato muito praticada por aqui. O crossfit também tem aparecido com muitas lesões. Mas nos EUA as atividades que mais provocam lesões são o futebol americano e o basquete. Na França é o rugby. Depende muito de onde estamos”, aponta.

O ortopedista explica que os tratamentos variam com a gravidade da lesão. “Existem vários tipos de lesões no joelho. Boa parte delas são tratadas conservadoramente, com tratamento não-cirúrgico. É possível tratar com fisioterapia e medicação. No entanto, existem casos cirúrgicos. Quase a totalidade das lesões são tratáveis. Poucas são as que não têm tratamento adequado. Os avanços tecnológicos permitem um tratamento amplo e com bons resultados”, orienta.

O local da lesão também pode variar pelo esporte escolhido. “O local do corpo que é mais lesado depende da atividade física praticada. Quem faz bicicleta tem lesões no punho, quem faz basquete é no tornozelo, natação no ombro. Qualquer articulação, quando muito exigida, pode ser atingida por lesões”, finaliza Raynério Costa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES