Oscar Niemeyer deixa projetos no papel e obras em execução em vários países; fotos!

No início do ano, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, encomendou a Niemeyer uma nova quadra para a escola de samba Mangueira.

Oscar Niemeyer morreu nesta quarta-feira | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Homenageado com exposições, títulos e condecorações ano após ano, o arquiteto Oscar Niemeyer continuou projetando obras em vários cantos do planeta até o fim de sua vida.

Em abril, assinou projeto comercial ao lado do Sambódromo, no Rio, chamado REC, para salas comerciais e hotelaria. A previsão é que o edifício esteja pronto até a Copa de 2014.

No início do ano, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, encomendou a Niemeyer uma nova quadra para a escola de samba Mangueira. Ainda para a capital fluminense, o arquiteto havia elaborado uma nova casa de shows.

Recebeu também a encomenda de um novo complexo administrativo para a Prefeitura de Curitiba.

Recentemente, o arquiteto havia voltado, ainda, a desenvolver um projeto para a cidade de Argel. O prédio da Biblioteca dos Países Árabes e Sul-Americanos dividirá a paisagem da capital argelina com outras obras desenhadas por Niemeyer durante a década de 1970. O plano era que a construção começasse ainda em 2012.

Em Niterói, onde está um de seus principais trabalhos, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), será erguida uma torre em formato de cogumelo de 60 metros.

Outro projeto de grandes dimensões concebido pelo arquiteto, a construção da praça da Soberania, em Brasília, foi abandonado após o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) informar que o obelisco de cem metros de altura, que seria erguido no Eixo Monumental, infringiria o tombamento da capital.

Com a confirmação da realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, Niemeyer planejou ao lado de José Carlos Sussekind o estádio João Saldanha, que deveria ser construído em Rondônia. Entretanto, o Estado foi preterido na escolha das sedes do evento.

Niemeyer também lançou o projeto da Universidade de Música e Artes Cênicas Daisaku Ikeda, em Araraquara (SP), em junho de 2010, e projetou um museu em Havana.

A nova sede do governo mineiro, em Belo Horizonte, projetada pelo arquiteto, foi inaugurada em abril de 2010. No início daquele mesmo ano, também foi aberto ao público o Auditório de Ravello, último projeto do arquiteto na Itália.

Autor de diversos livros sobre arquitetura e outros temas, Niemeyer lançou a quarta edição da revista "Nosso Caminho", editada ao lado da mulher, Vera Lúcia, além de publicar "Oscar Niemeyer 1999-2009", obra ilustrada que revisita trabalhos realizados na década.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES