Ouriço-cacheiro é resgatado em Teresina após entrar em quarto de moradora

O animal estava bem e foi levado ao BPA, onde ele foi examinado e solto em seu habitat.

Ouriço | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um ouriço-cacheiro foi resgatado na tarde desta quinta-feira (17) nas imediações de uma residência no bairro Satélite, na zona Leste de Teresina. O animal fugiu do quarto de uma moradora que resolveu trancá-lo no cômodo até a chegada do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

O major Fredson Alves de Abreu, deu detalhes sobre a ocorrência. Segundo ele, uma dona de casa ficou assustada quando viu o pequeno mamífero entrando em sua residência e resolveu trancar o ouriço em um quarto. Porém, o bicho conseguiu fugir e correu para a rua. Quando os policiais chegaram, localizaram o ouriço perto da casa da mulher e realizaram o resgate. O animal estava bem e foi levado ao BPA, onde ele foi examinado e solto em seu habitat.

Ouriço-cacheiro é resgatado em Teresina (Foto: BPA)

Em Teresina, tem sido cada vez mais comum encontrar animais silvestres na zona urbana. Nesses momentos, fica a dúvida: o que fazer? Ao se deparar com um animal silvestre, informou o major Fredson Alves de Abreu, é necessário acionar imediatamente a Polícia Militar Ambiental, pelo 190.

Leia Mais

“Isole o local, não afugente o animal e não tente pegá-lo. Aguarde um policial chegar para retirar o animal da casa ou da rua”, disse o major do BPA.

Ouriço-cacheiro?

O Ouriço-cecheiro é reconhecido principalmente por ter o dorso coberto de espinhos de até 13 centímetros de comprimento. A pelagem é constituída por uma mistura de pelos finos somada aos pelos espinhosos. Possui cor parda com nuanças mais claras em tom de branco ou amarelo.

É um animal de hábito crepuscular e noturno. Vive solitário e é avistado muitas vezes dormindo em árvores nas horas mais quentes do dia. Alimenta-se de frutas, folhas e cascas de troncos. Opta por fazer moradia perto de plantações, como de goiaba e banana.

Os espinhos do animal são um mecanismo de defesa. Quando se sente ameaçado ou é molestado por algum bicho, o ouriço-cacheiro eriça os espinhos, que facilmente se desprendem da pelagem e penetram a pele do agressor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES