Outubro Rosa: Piauí já registrou 275 novos casos de câncer de mama em 2021

A campanha busca conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância de manter os cuidados com a saúde, da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo do útero.

ooo | oooo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta segunda-feira (04) a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou ação, através da Coordenação de Saúde da Mulher, para a abertura da campanha do Outubro Rosa. A campanha busca conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância  de manter os cuidados com a saúde, da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo do útero.

A ação foi realizada no pátio da Sesapi e contou com a equipe da coordenação de saúde da mulher conversando com as servidoras da casa, além de banners informativos sobre o tema. A coordenadora de saúde da mulher da Sesapi, Auzeni Moura Fé, destaca a importância de se manter esses cuidados e a atenção com a saúde da mulher.

“Prioritariamente o rastreamento do câncer de mama deve ser feito pelas mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Fora desse grupo alteração nos exames clínicos e indicação de médicos devem ser respeitadas para que possa ser feito um diagnóstico precoce de qualquer problema de saúde e um acompanhamento médico mais resolutivo. Em 2021 já foram registrados 275 novos casos de câncer de mama no Piauí, destes 70% foram diagnósticos em um estagio 2 ou 3, quando o ideal é um diagnóstico mais precoce”, explicou a coordenadora.        

Outubro Rosa: Piauí já registrou 275 novos casos de câncer de mama em 2021 (Foto: Sesapi)

Ela reforça ainda que o mês de outubro chama a atenção para a pauta, mas que os cuidados precisam ser mantidos por todo o ano. “As pessoas precisam entender que o mês de outubro reforça esses chamados de atenção para as mulheres, mas que elas precisam manter os cuidados e a atenção com a sua saúde a todo o momento, ter um acompanhamento medico regular é essencial para uma qualidade de vida melhor, além de aumentar as chances de diagnóstico precoce de qualquer problema de saúde, o que melhora os resultados do tratamento”, explica a coordenadora. 

O Piauí conta com 57 mamógrafos, distribuídos em 17 municípios. Em 2021 o estado já registrou a realização de 22.064 mamografias de rastreamento e diagnóstico. 

O outubro rosa chama a atenção para o autoconhecimento da mulher, caso do toque ou visual a mulher perceba alguma alteração em sua mama ou corpo, é necessário a procura por um acompanhamento médico. Manchas avermelhadas; presença de liquido no mamilo, mamilo retraído, presença de nódulos na mama, axila ou pescoço são algumas das alterações que devem ser levadas até o profissional de saúde por serem sinais de risco.

“É essencial que a mulher faça o exame clínico da mama anualmente no sentido de identificar precocemente alguma alteração e assim possa ter o acompanhamento médico correto desde o começo do problema”, fala a coordenadora.

Outubro Rosa: Piauí já registrou 275 novos casos de câncer de mama em 2021 (Foto: Sesapi)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES