Ouvidora Geral da OAB-PI defende advocacia como atividade essencial

São essenciais as atividades de representação judicial e extrajudicial, assessoria e consultoria jurídicas exercidas pelas advocacias públicas e privadas, relacionadas à prestação regular e tempestiva dos serviços judiciários.

tyi | tyi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Constituição Federal traz no art. 133 e art. 2º da Lei nº 8.906/1994,  que o Advogado (a) é indispensável à Administração da Justiça, prestando serviço de interesse público e exercendo função social, ainda que atue apenas no âmbito privado. Dessa forma, a advogada Élida Franklin, Ouvidora Geral da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí, defende que a advocacia seja considerada atividade essencial durante o período de enfrentamento do coronavírus, para que possa continuar sendo exercida sem restrição durante a quarentena.

São essenciais as atividades de representação judicial e extrajudicial, assessoria e consultoria jurídicas exercidas pelas advocacias públicas e privadas, relacionadas à prestação regular e tempestiva dos serviços judiciários.

“A Advocacia é uma atividade essencial, não é à toa que a própria Constituição Federal a traz em seu bojo por diversas vezes. Como indispensável à preservação da Justiça, inclusive em um cenário excepcional como o que estamos vivenciando, a Advocacia exsurge como garantidora dos direitos e das liberdades individuais e transindividuais, sendo porta-voz da cidadania e das instituições democráticas e, nesse sentido, merece o reconhecimento formal como atividade que não pode ser interrompida mesmo diante das restrições decorrentes do combate à pandemia, sob risco de sacrificar bens e direitos indisponíveis do próprio destinatário de todo o ordenamento jurídico, o ser humano”, destacou a advogada.

Foto: Divulgação

De acordo com Dra. Élida Franklyn, o principal desafio da advocacia atualmente tem sido justamente conseguir atuar de maneira eficaz diante das inúmeras restrições vigentes durante esse período de pandemia. “Nesse contexto excepcional, o funcionamento do Poder Judiciário está, em regra, ainda mais moroso, com a tramitação de processos demasiadamente lenta, especialmente pela inacreditável dificuldade de contato com os serventuários e magistrados, eis que os canais disponibilizados para o teleatendimento têm se mostrado inócuos. Diante dessas questões, o principal desafio é garantir a defesa profícua e tempestiva dos direitos, diante de uma sistema obsoleto e ineficaz”, acrescenta.

Para a advogada, durante a pandemia, o maior desafio da mulher advogada tem sido conciliar a vida profissional com os afazeres domésticos, eis que o home office trouxe um cenário inusitado e até então desconhecido, em que muitas profissionais estão diante da necessidade de uma rotina bem organizada para manter a produtividade nos dois contextos. “Ademais, enfrentamos os desafios de sempre, como o fato de termos de encarar o machismo estrutural e o patriarcalismo no nosso dia-a-dia como mulheres advogadas”, comenta.

Com relação às conquistas, Élida destaca os avanços dentro do sistema OAB, especialmente com a garantia da paridade de gêneros e uma consequente maior inclusão da mulher nos cargos representativos e de poder. Diante dessa mudança, a formação das chapas das Seccionais deverá observar a participação de pelo menos 50 por cento de mulheres advogadas em sua composição. “Essa foi a maior conquista da advocacia feminina dos dias atuais, votada no dia 14 de dezembro próximo passado, embora, até o momento, não tenha o Conselho Federal publicado o acórdão que consolida essa conquista”, avaliou.

Na oportunidade,  a advogada também comentou o desafio da mulher advogada em lidar com o preconceito no Judiciário. “Enfrentamos preconceitos das mais variadas formas, desde o pré-julgamento a partir de nossa opção de vestimentas, por exemplo, até a subestimação de nosso conhecimento e capacidade técnica. Os resquícios do patriarcalismo fazem pender sobre as nossas cabeças o menosprezo de uma sociedade que ainda duvida do real poder feminino, levando a crer que a mulher merece uma posição em segundo plano ou que apenas as mulheres obedientes e fiéis merecem ocupar alguma posição de destaque”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES