Paciente consegue leito de UTI na Justiça no Ceará

Paciente consegue leito de UTI na Justiça no Ceará

Paciente consegue leito de UTI na Justiça no Ceará | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

?Se ele tivesse me dado um tapa na cara n?o tinha do?do tanto quanto um: ?Sabe essa vaga que voc? acabou de conseguir? Era para aquela senhora ali. Sem UTI (Unidade de Terapia Intensiva), ela com certeza vai morrer??. Foi o que o coordenador do Instituto Vida de Responsabilidade Social, Jo?o Mota, ouviu de um desconhecido, na emerg?ncia do Instituto Jos? Frota (IJF), depois da entrega do mandado, decorrente de uma A??o de Obriga??o de Fazer, que obrigou o Munic?pio a transferir o paciente J.C.M. para um leito de UTI do IJF.

V?tima grave de um acidente de tr?nsito no Interior do Estado no ?ltimo dia 20, J.C.M. foi submetido a uma cirurgia no IJF. Conforme relato de Jo?o Mota, como os 26 de leitos de UTI para adultos do hospital estavam lotados, o jeito foi transfer?-lo para a Sala de Recupera??o, igualmente superlotada. Segundo o coordenador do Instituto Vida, na sala, o paciente foi acometido de uma parada card?aca no dia 21, que agravou a situa??o e exigiu a transfer?ncia para uma UTI.

Como isso n?o aconteceu, J.C.M. teve o apoio do Instituto Vida, organiza??o n?o-governamental que se diz atuar na garantia do direito fundamental ? sa?de, para assegurar na Justi?a o atendimento em UTI. O que n?o tardou. No dia 23 passado, o juiz de Direito da 6?

Vara da Fazenda P?blica, Paulo de Tarso Pires Nogueira, determinou a transfer?ncia do paciente para um leito de UTI do IJF ou da rede privada.

?A quest?o de J.C.M. est? se resolvendo, mas como ficam os outros que continuam na Sala de Recupera??o??, perguntou Jo?o Mota. A essa indaga??o, o IJF, por meio da assessoria de imprensa, respondeu que a situa??o deve ficar como est?. Ou seja, os pacientes continuam sendo atendidos na Sala de Recupera??o porque n?o h? vagas dispon?veis na UTI.

Vale ressaltar que no fim da tarde de ontem, segundo a pr?pria assessoria, j? havia oito al?m dos 12 pacientes normalmente atendidos na sala. A assessoria afirmou tamb?m ao Di?rio do Nordeste que o hospital vem redobrando esfor?os para atender a todos como se deve , mas que s? pode oferecer o que disp?e ? s?o 32 leitos de UTI, sendo 26 destinados a adultos e seis pedi?tricos ? e que n?o pode se responsabilizar pelo n?mero desses leitos ofertados em toda a rede de sa?de. O setor da unidade de sa?de reconheceu ainda que a oferta ainda n?o ? suficiente para a demanda que se tem.

Diante desse quadro, o Instituto Vida pediu ontem, por meio de carta-den?ncia, a interfer?ncia da Procuradoria Geral da Justi?a, na busca de solu?es para o ?crime contra a vida que est? sendo praticado no IJF?, alegando que a sa?da est? no encaminhamento dos pacientes que necessitam de UTI para leitos privados.

Solu??o expressamente criticada pelo coordenador de Pol?ticas de Sa?de da Secretaria Municipal de Sa?de (SMS), Alex Mont?Alverne. De acordo com ele, n?o h? leitos de UTI dispon?veis na rede privada. O coordenador tamb?m asseverou que a interfer?ncia da Justi?a na Sa?de, muitas vezes, n?o leva em considera??o o contexto em quest?o.

?H? crit?rios t?cnicos na hora de priorizar um paciente em leito de UTI que, muitas vezes, n?o s?o respeitados em decis?es judiciais. O que se pode fazer ? continuar o que j? est? se fazendo. Por exemplo, os pacientes que, devido ? superlota??o, n?o est?o em leitos de UTI v?m sendo acomodados em unidades semelhantes a uma de terapia intensiva?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES