Paciente é transplantado depois de complicações da Covid-19; Filho doou rim

O transplante, considerado um procedimento de alta complexidade, foi realizado na última quarta-feira, dia 17, no Hospital Unimed Primavera. José recebeu alta na terça, 23, e se encontra bem.

Equipe do HUP faz homenagem ao paciente transplantado | Ascom/Unimed Teresina
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

José de Deus Carvalho Nunes, 67 anos, sofria de problemas de saúde nos rins, sem gravidade, quando, em abril de 2020, no início da pandemia, contraiu Covid-19.

Logo após, surgiram complicações da doença que geraram insuficiência renal, segundo o médico nefrologista que acompanhou o paciente, Dr. Avelar Alves. A partir do diagnóstico, José passou a fazer tratamento de hemodiálise, o que já vinha acontecendo por mais de um ano e meio.

Equipe do HUP faz homenagem ao paciente transplantado. Foto: Ascom/Unimed Teresina 

A família, orientada por equipe multidisciplinar, aceitou iniciar os procedimentos para um transplante intervivos, que é quando um indivíduo vivo, geralmente familiar compatível até 4º grau, doa um órgão, como um rim, ou parte dele, no caso do fígado ou pulmão, a um paciente cujas possibilidades de tratamento já estejam muito reduzidas

Dielson Santos Carvalho, 40 anos, profissional autônomo, é um dos filhos de José e foi o doador. Seus dois irmãos foram compativeis também, no entanto, Dielson fez questão de ajudar o pai. 

“Os dois rins pararam de funcionar, aí o médico disse que ele tinha a opção do transplante. E como eu fiquei muito sentido com o que aconteceu com ele, eu disse: ‘Pai, se for para fazer o transplante, eu vou ser seu doador’, porque ele é um pai maravilhoso para mim”.

O transplante, considerado um procedimento de alta complexidade, foi realizado na última quarta-feira, dia 17, no Hospital Unimed Primavera. José recebeu alta na terça, 23, e se encontra bem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES