Paciente morre ao receber 'mata-leão' de funcionários de clínica

Paulo César Basso morreu ao ser levado à força para clínica para dependentes químicos.

Paciente morre ao ser levado à força para clínica de reabilitação | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um paciente morreu ao ser levado à força para uma clínica de recuperação para dependentes químicos em Votuporanga, no interior de São Paulo, na sexta-feira (7). Três funcionários foram presos e serão investigados por homicídio.

Segundo a investigação, o trio usou força excessiva, tendo aplicado um "mata-leão" em Paulo César Basso, de 30 anos, durante o procedimento de extração, ação em que os profissionais buscam um dependente para tratamento a pedido de algum parente.

Os funcionários se deslocaram até a cidade vizinha de Guapiaçu (SP), onde vivia o paciente. Eles disseram em depoimento que Basso estava alterado e não concordou em ser levado para a clínica. Por isso, além do mata-leão, também amarram os pés e as mãos do paciente.

Paulo César Basso morreu após ser levado à força para clínica de reabilitação - Imagem: Reprodução/Facebook

Desacordada, a vítima teria sido colocada no carro e levada para Votuporanga. A polícia aponta que a equipe médica da clínica só notou que o homem não estava bem quando ele chegou ao local. Depois, Basso foi levado para a Santa Casa da cidade, mas já chegou morto. Por causa disso, acredita-se que houve excesso na abordagem.

O UOL conversou com uma familiar da vítima, que declarou que todos querem esclarecer o episódio. A mulher, que pediu para não ter o nome revelado, também pediu justiça.

"Ele não era violento. O Paulo ficava isolado quando usava [drogas]. Inclusive, ele ajudava muito todo mundo e fazia tudo o que estava ao alcance dele", disse.

Basso já foi internado anteriormente. Mas, ao contrário desta, nas outras ocasiões ele foi por conta própria após intermediação do pai. "Ele [pai da vítima] ia até a clínica ver como tudo funcionava e depois falava com o Paulo, que chegou a ser internado por vontade própria, se recuperando e trabalhando em uma clínica como segurança", conta. "Mas ele teve uma recaída."

Funcionários dizem que socorreram

Os funcionários dão outra versão sobre o fato. Eles afirmaram, em depoimento à Polícia Civil, que a clínica foi contratada pela família, e, ao chegarem, viram o paciente alterado, o que os obrigou a recorrer ao uso da força. O trio também disse que Basso foi medicado por um familiar.

"Foi feito o exame necroscópico e ainda não existe o laudo", afirma ao UOL Murilo Ferreira, advogado da clínica e dos três funcionários.

Os suspeitos relataram que a vítima foi colocada no carro desacordada e, no meio do caminho, perceberam que passou mal. Por isso, afirma que o levaram direto para a Santa Casa Municipal, o que vai na contramão do que aponta a investigação da polícia.

A defesa da clínica e do trio aguarda a conclusão das investigações, acrescentando que o estabelecimento de reabilitação é responsável.

"São cinco clínicas desde 1988, e cada uma tem 70 pessoas. Infelizmente houve essa fatalidade. A grande questão é que fica parecendo que mandaram matar ele. A própria família contratou a clínica e acabou acontecendo", relata.

Os três homens que foram presos aguardam decisão da Justiça para saber se vão responder ao processo em liberdade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES