Pacientes com Covid recebem visitas virtuais em hospital de Parnaíba

As videochamadas mediadas visam minimizar os efeitos negativos que o isolamento social impõe aos pacientes internados no Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Três psicólogas que compõem a equipe de Comunicação do Setor Covid do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), unidade localizada em Parnaíba (PI), começaram a executar visitas virtuais para pacientes internados com o novo coronavírus. A iniciativa consiste na realização de videochamadas mediadas por psicólogos entre pacientes e familiares por meio de tablet e aparelho celular.

Julianna Sampaio de Araújo, psicóloga e Coordenadora do Setor de Psicologia do HEDA relata que a ideia do projeto partiu da necessidade de minimizar os efeitos negativos que o isolamento social impõe aos pacientes internados no hospital. 

De acordo com a coordenadora, como presença de acompanhantes e visitas presenciais são impossibilitadas, pacientes passam a apresentar sintomas de ansiedade, depressão, rebaixamento de humor e tristeza.

Com a implementação das visitas virtuais eles têm apresentado melhoras. "Por meio desse serviço, podem ver/conversar com os seus familiares, falar como tem se sentido e tranquilizar sobre como tem passado. É notória a melhora do humor dos pacientes que passam a nos solicitar pelas visitas, e é perceptível também que eles se tornam mais adeptos ao tratamento, mais colaborativos", enfatiza.

Julianna acrescenta que isso também é uma forma de transformar a atenção hospitalar em um cuidado mais humanizado e personalizado. Esse tratamento somou mais uma melhora na comunicação e busca minimizar o sofrimento provocado pelo distanciamento social nos 26 leitos do HEDA.

"As visitas acontecem apenas com os pacientes com capacidade de comunicação efetiva, então, geralmente todos recebem as visitas virtuais", informou Julianna Sampaio .

A ideia foi bem aceita no hospital. "Assim que apresentamos a proposta, a direção do hospital deu todo o suporte colocando no Setor Covid-19 uma internet que possibilitou as chamadas de vídeo”.

O tablet utilizado pela equipe e pacientes foi doado por um empresário local, que também é pai de um dos psicólogos do hospital. Ademais, contam com a ajuda de um celular institucional, fornecido pelo Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).  

Na ausência de vídeos, os áudios

Existe a dificuldade em casos de familiares que não possuem acesso à internet e que não têm aplicativo de Whatsapp. Porém, para suprir essa necessidade, a equipe do hospital disponibilizou chamadas via áudio que, assim como as videochamadas, são previamente agendadas pelo Setor de Psicologia do hospital.

Também houve uma melhora significativa em termos de atualização sobre o estado de saúde dos familiares. Antes disso, a comunicação era restrita aos boletins médicos que acontecem uma vez por dia, onde o médico comunica o quadro de saúde do paciente.

Pacientes também retornaram ligações para agradecer o atendimento feito pela equipe e demonstram gratidão com o atendimento mais humanizado.

"Agradeço muito a Deus por ter colocado vocês para me ajudar. Foram muito bons para mim e me atenderam super bem", relata um paciente identificado como Gilmar, durante conversa por videochamada com profissionais da saúde. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES