Pacientes renais crônicos entram no grupo prioritário para vacina

Serão destinadas seis mil doses para atender a esse público que se encontra exposto a muitos riscos

Pacientes renais crônicos serão imunizados | Rodrigo Nunes/ Ministério da Saúde
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma boa notícia para os pacientes renais crônicos que realizam terapia substitutiva. É que eles agora fazem parte dos grupos prioritários para entrarem na fila de vacinação. Agora, esses pacientes irão receber a imunização contra a Covid-19.

A decisão parte da Comissão Intergestores Bipartite do Piauí. Em reunião de caráter extraordinária, realizada através de videoconferência, no último dia 31 de março, atendeu a um pleito da Defensoria Pública.

O ofício foi assinado pelo defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, e enviado ao secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto e ao presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque.

A Defensoria Pública procurou atender a um pedido da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí, por meio do seu presidente, Luís Gonzaga Moreira Filho, e da sua vice-presidente, Jocélia Ciriáco. Os dois fizeram a solicitação, durante o evento virtual promovido pela Defensoria Pública, no dia 13 de março, por iniciativa do ouvidor–geral externo, Djan Moreira, em alusão ao  Dia Mundial do Rim.

Pedido atendido

O pedido foi atendido e ara esse público específico, de acordo com a Resolução CIB-PI, Nº 030/2021 serão destinadas 6.000 (seis mil) doses da vacina.

O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Gomes Tavares, explica a importância de garantir a vacinação aos pacientes renais. “No dia 31 de março, em reunião extraordinária da CIB, a Superintendência de Média e Alta Complexidade solicitou a inclusão e a garantia de vacinação para os pacientes renais crônicos de todo o Estado, que passam por exposição em sessões de hemodiálise semanais, haja vista a vulnerabilidade desta população devido ao risco da constante exposição”, ressalta.

Defensor público Erisvaldo Marques destaca importância da inclusão/reprodução internet

O defensor público geral, Erisvaldo Marques, afirma que a Defensoria recebe com satisfação as decisões da Comissão Intergestores Bipartite, em especial a relativa aos pacientes renais.

 “A inclusão dos pacientes renais crônicos como grupo prioritário trará sem dúvidas um alívio para esse significativo grupo de pessoas que, pelas características do tratamento a que se submetem para a própria sobrevivência, não têm condições de manter o isolamento social, ficando mais expostos aos riscos de contágio pelo novo coronavírus. Agradecemos à sensibilidade dos integrantes da Comissão Bipartite em atender ao apelo desse grupo, que no Brasil hoje representa cerca de 140 mil pacientes com doença renal crônica.”, afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES