Pacto de proteção ao idoso é assinado em São Luís

Estão previstas ações nas áreas de saúde, lazer, educação, Justiça

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Assinado na manh? de hoje, o Pacto de Gest?o pelo Envelhecimento Digno e Saud?vel, que prev? o desenvolvimento de pol?ticas p?blicas conjuntas, com coopera??o t?cnica e financeira, entre institui?es do Poder P?blico e da sociedade civil, para a garantia dos direitos fundamentais da pessoa idosa, em todo o Maranh?o.

Est?o previstas a?es nas ?reas de sa?de, lazer, educa??o, Justi?a, entre outras, para garantir a preserva??o da autonomia, cidadania e capacidade funcional da pessoa idosa. Igualmente entre as metas, est? o co-financiamento, para amplia??o, integra??o, reestrutura??o, implementa??o e humaniza??o de benef?cios, servi?os e programas que comp?em a rede estadual de prote??o e defesa dos direitos da pessoa idosa. As pol?ticas p?blicas v?o levar em considera??o as quest?es de g?nero, ra?a, etnia, etc.

O Pacto de Gest?o pelo Envelhecimento Digno e Saud?vel estabelece prioridades, a exemplo das cria?es do Centro de Apoio Operacional dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Defici?ncia, pelo Minist?rio P?blico, e da Vara Especializada no Atendimento ao Idoso, pelo Tribunal de Justi?a, al?m da capacita??o de membros e servidores do MP para o melhor atendimento aos idosos.

A cria??o do documento foi recomendada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa e foi deliberado na 1? Confer?ncia Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. O Estatuto do Idoso tamb?m recomenda a articula??o de pol?ticas p?blicas de forma intersetorial.

Todas as a?es do pacto estar?o sujeitas ?s disposi?es contidas na Constitui??o Federal, nas Leis 8.442/94 (Pol?tica Nacional do Idoso) e 10.741/03 (Estatuto do Idoso), nos acordos internacionais da ONU e nos planos estaduais. A formaliza??o deste compromisso ? resultado do simp?sio sobre a Rede Intersetorial de Prote??o e Defesa do Idoso e Acessibilidade a Direitos, em novembro de 2007, promovido pelo Minist?rio P?blico do Estado do Maranh?o e Conselho Estadual dos Direitos do Idoso.

Em S?o Lu?s, no momento existem 144 idosos com idade acima de 100 anos. Desse total, 50 ainda utilizam o transporte coletivo. A 18.? Promotoria de Justi?a Especializada na Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa recebe em m?dia de 30 a 40 reclama?es e den?ncias por m?s. Apropria??o de rendimentos e empr?stimos consignados s?o os problemas mais recorrentes enfrentados pelos idosos do Maranh?o.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES