Padre Tony Batista toma posse na Academia Piauiense de Letras

Solenidade intimista será realizada na noite da próxima sexta-feira (01), no auditório Dom Avelar Brandão Vilela (Bairro de Fátima)

Padre Tony Batista toma posse na Academia Piauiense de Letras | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O padre Tony Batista é o mais novo imortal da Academia Piauiense de Letras (APL), e tomará posse em solenidade intimista realizada na noite da próxima sexta-feira (01), no auditório Dom Avelar Brandão Vilela (Bairro de Fátima). Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina e diretor da Ação Social Arquidiocesana (ASA), o padre passa a ocupar a cadeira de número 22, que pertenceu ao desembargador Nildomar Silveira.

 O religioso é filósofo e teólogo, com mestrado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, e entusiasta da cultura e da comunicação. Entre seus escritos se destaca o livro Memórias de Um Peregrino, onde relata as suas experiências na Terra Santa.

 Padre Tony Batista toma posse na Academia Piauiense de Letras 

Para o padre, muito além de uma conquista pessoal, a homenagem é um reconhecimento do papel da Igreja na formação da identidade e da cultura piauiense.

 “A Academia é uma das instituições mais importantes e mais sérias do Piauí. É um grupo de homens e mulheres de alto conceito, gabarito, conhecimento cultural, que são uma grande referência da nossa cultura. Então eu entro, mas não entro só, pois é como se eu fosse acompanhado por muitos irmãos padres que não apenas passaram por lá, mas que foram patronos e fizeram história na instituição”, afirmou.

 Pe. Tony tem 75 anos e é natural da cidade de São Pedro do Piauí. Além da sua formação religiosa, o sacerdote também possui especialização em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Santiago (Chile) e é reconhecido por muitos como um notório orador.

É dele a criação da Caminhada da Fraternidade, evento que é patrimônio cultural e imaterial do Piauí, e que anualmente arrasta uma multidão de pessoas para as ruas de Teresina, em prol dos trabalhos sociais desenvolvidos pela Igreja.

Como comunicador, o religioso tem participação diária na programação da Rádio Pioneira de Teresina, que é mantida pela Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, onde ocupa a função de presidente. Padre Tony também possui um canal no YouTube e no Spotify onde apresenta semanalmente reflexões e orientações espirituais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES