Pai e filho mortos em Portugal desmaiaram em poço de esterco

Empresário Rui Duarte Cordeiro, de 50 anos, e o filho Gonçalo Pereira Duarte, de 30 anos, morreram soterrados em uma fossa em Portugal.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"A família está muito mal e está muito difícil para todos. Ainda não conseguimos acreditar e entender essa tragédia", diz o cunhado do empresário brasileiro Rui Duarte Cordeiro, de 50 anos. Ele e o filho, Gonçalo Pereira Duarte, de 30 anos, morreram soterrados após caírem em uma fossa de exploração de suinicultura em Portugal. Segundo Fabrício Jader de Souza, de 41 anos, que foi para Portugal dar suporte para a irmã, esposa do empresário, todos estão muito abalados. As informações são do G1.

"Rui era uma grande pessoa, inteligente, de bom coração e um grande empresário. Ele e os filhos eram muito unidos. Ele tinha plena consciência dos riscos e, mesmo assim, não hesitou em salvar o funcionário", diz o cunhado, que também é gerente da Poçágua em Registro, no interior de São Paulo, empresa da família das vítimas.

O acidente que matou Rui e Gonçalo, na tarde do último sábado (1º), na fazenda chamada Herdade da Galega, localizada na vila Chamusca, no Distrito de Santarém. O funcionário da fazenda Bruno Gonçalves também morreu no local. Além disso, o outro filho do empresário, Rafael Cordeiro, permanece internado em um hospital português. A família possuía um alojamento rural e explorava a suinicultura na área.

"O funcionário estava perto do fosso, que contém esterco de porco e emite gases, quando acabou caindo e desmaiando lá dentro. É um fosso de mais ou menos oito metros e tinha cerca de cinco metros de esterco líquido", explica Fabrício.

De acordo com o gerente, Rui viu o que aconteceu com o funcionário e tentou salvá-lo. "Existe uma escada dentro do fosso e ele desceu mesmo sabendo que aquilo emitia gás. Ele pegou o funcionário, subiu e, no penúltimo degrau, ele não aguentou e desmaiou também, caindo em seguida", conta.

Os filhos Gonçalo e Rafael também viram todo o ocorrido e tentaram ajudar. Os dois acabaram desmaiando. Porém, um outro funcionário conseguiu puxar um dos filhos do empresário e o jovem segue internado. "Agora o quadro do Rafael estabilizou e parece que, em 72 horas, ele já estará fora da UTI", conta.

Segundo Fabrício, Rui e os filhos eram muito queridos em Portugal e no Vale do Ribeira, pelo respeito e carinho que tinham pelos clientes e funcionários. Ele relata que o empresário se dedicava aos negócios e amava o que fazia. "Sempre visamos o bem estar do funcionário. O Rui, se sabia que o funcionário estava com problema financeiro, emprestava dinheiro e falava para eles irem pagando em várias vezes. Ele sempre queria ajudar e deixá-los satisfeitos", diz.

De acordo com o cunhado, a autópsia dos corpos do empresário e do filho será realiza nesta segunda-feira (3) e a programação é que o velório ocorra só a partir de terça-feira (4), em Portugal. Fabrício também explica que a esposa do funcionário passou mal após saber do ocorrido. "Rui e todos os filhos eram muito apegados e unidos. Além dos meninos, ele tem duas filhas com a minha irmã, a atual esposa", relata.

Rui morava em Portugal e o filho, desde 2013, e veio para o Brasil ajudar nos negócios que o pai tinha no país. "O Gonçalo veio só para passar dez dias de férias, mas infelizmente acabou acontecendo isso. Minha irmã está bastante abalada. Agora estamos rezando e colocando nossas forças para que o Rafael fique bem", finaliza Fabrício.

Nas redes sociais, clientes e funcionários lamentaram o ocorrido, afirmando terem muito carinho pelas vítimas e desejando forças a toda a família.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES