Pai passa mal ao saber que filho de 9 anos furtou notebooks

Homem foi socorrido pelo Samu e levado a Pronto-Socorro. Menino e colega, de 10 anos, levaram dois notebooks e vandalizaram local. Conselho Tutelar acompanha famílias.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois meninos, de 9 e 10 anos, foram levados ao Conselho Tutelar por suspeita de invadir uma unidade de saúde, vandalizar o local e furtar dois notebooks em Monte Alto (SP). Durante o atendimento, ao ouvir a confissão do filho, o pai de uma das crianças sofreu um mal estar e precisou ser socorrido.

“A gente explicou a situação e ele disse: olha, não sei se meu filho fez isso, porque não ensinei isso. A gente perguntou se podia conversar com a criança. De pronto, ela contou que escondeu o notebook em casa”, disse o comandante da Guarda Civil Municipal Antônio Mauro Miranda.

O homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Pronto-Socorro. Ele foi liberado após ser atendido.

A invasão ocorreu no domingo (17), mas os funcionários só descobriram o furto na manhã de segunda-feira (18), quando chegaram ao local para trabalhar. As crianças moram em frente à unidade de saúde, no Jardim Alvorada, e foram denunciados pelos vizinhos.

“Tínhamos certeza que iríamos encontrar marmanjos, que é o que acontece normalmente. Esse caso não tinha nada a ver, foi bem atípico, eles foram fazer arte de criança mesmo. Conversaram entre eles e resolveram entrar para ver o que tinha”, disse Miranda.

Os meninos quebraram uma janela para invadir a unidade de saúde e também vandalizaram o local, jogando alimentos pelo chão, espalhando papéis e canetas. Frascos de insulina retirados dos refrigeradores precisaram ser descartados, ainda segundo o chefe da CGM.

“Eles fizeram bastante bagunça, jogaram alimentos no chão, café, mexeram na geladeira. Nada que quebrasse, mas fizeram uma arruaça grande ali. A família se comprometeu a ressarcir o município. Não houve a necessidade de suspender o atendimento”, afirmou.

Miranda afirmou que outras duas crianças, que também são vizinhas da unidade de saúde, participaram do ato e já foram identificadas. As famílias devem prestar esclarecimentos no Conselho Tutelar na próxima quinta-feira (21).

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), menores de 12 anos são crianças e inimputáveis penalmente, ou seja, não podem sofrer nenhum tipo de penalidade. Por isso, não podem responder por ato infracional ou serem apreendidos.

Entretanto, o comandante da GCM explicou que os pais responderão criminalmente por dano ao patrimônio. A Polícia Civil informou que nenhum boletim de ocorrência havia sido registrado até a tarde desta terça-feira (19).

“Não são marginais, são de uma família muito boa, muito humilde, mas muito honesta. Fomos à outra casa, pegamos uma versão também. Eles entregaram os notebooks”, finalizou. Agora, as famílias serão acompanhadas pelo Conselho Tutelar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES