Painel “Turismo no Piauí” terá de volta as cores originais de 1994

Desta vez, a obra de Nonato Oliveira será renovada sob o atento olhar do seu inventor com tintas de alta tecnologia e um inédito banho de verniz.

Painel | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Produzido em 1994 pelo pintor, escultor e desenhista Raimundo Nonato de Oliveira, o painel "Turismo no Piauí", que colore a fachada do Centro de Convenções de Teresina, localizado na Avenida Marechal Castelo Branco, está em processo de restauração. 

A intervenção é coordenada por Nonato Oliveira e executada por uma equipe especializada em arte urbana, incluindo o artista Washington Gabriel. O painel, que tem 27 anos de história, já passou por duas restaurações. Na última, Nonato Oliveira não participou e a obra acabou sofrendo alterações na composição das cores.

Painel "Turismo no Piauí", Centro de Convenções de Teresina (Foto: reprodução)Desta vez, o “Turismo no Piauí” será renovado sob o atento olhar do seu inventor com tintas de alta tecnologia e finalizado com um inédito banho de verniz.

A expectativa é que a ação seja concluída no mês outubro deste ano. Os profissionais estão empenhados e se dedicam ao projeto até mesmo durante a noite. Sérgio Donato, DJ e filho de Nonato Oliveira, participa da atividade ao lado do pai. Ele frisa que todos os detalhes foram apontados pelo artista para deixar a parede com as mesmas características de quando foi pintada pela primeira vez.

"A última restauração não foi feita pelo Nonato e o painel se deteriorou rapidamente. Estamos usando selador, tintas e vernizes com nova tecnologia para suportar o sol. A obra deve durar até outubro e estamos trabalhando à tarde e à noite. Pela manhã tem muito sol e, além de ser insalubre para trabalhar, altera o material químico da tinta", explicou.

Nonato Oliveira e Whashington Gabriel (Foto: divulgação)

A obra foi financiada pela Secretaria de Turismo no ano 1994, quando o Centro de Convenções era sede da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). As fotos que Nonato Oliveira guardou são utilizadas como modelo padrão a ser seguido na nova restauração. 

Quem passa pela Avenida Marechal Castelo Branco avista andaimes instalados ao redor do monumento. No momento, quase todo o mural está pintado de branco e só é possível visualizar o profundo contorno sobre os personagens da obra.  Essa etapa é resultado da técnica que utiliza uma aplicação para fixar melhor a nova tinta e resgatar a intensidade das cores que representam o trabalho de Nonato Oliveira.

Quanto à equipe, o filho do artista ressalta que a escolha dos profissionais não poderia ser diferente. Os artistas urbanos e grafiteiros foram selecionados para colocar em prática a beleza das experiências com tintas e paredes.

"É um trabalho de conhecimento mútuo. Os meninos trazem o frescor à arte do Nonato e ele leva uma história, uma experiência. Está sendo muito interessante esse convívio, o Nonato está muito feliz em poder reformar a obra e colocar as cores originais", disse.

A revitalização do painel integra a reforma do Centro de Convenções, em obras há 12 anos. O local passou por processo licitatório de Parceria Público Privada, e a empresa ganhadora será responsável pela conclusão da reforma. Segundo a Superintendência de Parcerias e Concessões (SUPARC), 80% do projeto original da obra foi concluído e deve ser finalizado em junho de 2022.

Detalhes do painel

Pintado sobre a parede, o "Turismo do Piauí" tem 9 metros de altura e 18 de largura. A obra tem a estética que remete à simplicidade do cotidiano nordestino com personagens diversificados. Basta passar pela Avenida Marechal Castelo Branco que o generoso colorido se destaca. 

Nonato Oliveira

Raimundo Nonato de Oliveira nasceu em São Miguel do Tapuio (PI), no ano 1949. O artista já expôs em diversos pontos do Brasil, como no Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Santa Catarina, Minas Gerais e Brasília. No exterior, já participou de exposições coletivas (como nos Estados Unidos) e exposições individuais (na França, Portugal, Itália, Inglaterra e Noruega). 

Seus murais fazem parte do cenário artístico de muitas cidades brasileiras, compondo a arquitetura de escolas, hotéis, entre outros estabelecimentos. O artista é também o criador da famosa obra “Cabeça de Cuia e as Sete Marias Virgens”, um dos cartões postais do Piauí que está exposta no encontro dos rios Poti e Parnaíba.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES