Palestras em empresas buscam prevenir acidentes de trânsito

O projeto é desenvolvido pela Strans

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitas vezes, um acidente no trânsito não teve como motivo a invasão de algum animal na pista, o estado de uma rodovia e nem falhas mecânicas no veículo. Ou seja, na maior parte das ocorrências, o que acarreta os acidentes são as ações irregulares dos condutores de veículos, como ultrapassagens, não parar no sinal vermelho, bebidas alcoólicas ao volante e demais desrespeitos às regras de trânsito. Parte daí a necessidade do cumprimento das indicações cabíveis para a paz no trânsito.

Diante disso, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), juntamente com a coordenação da Gerência de Educação no Trânsito, vem realizando palestras educativas. O projeto Stransformado chega agora nas empresas, órgãos públicos, associações de moradores, igrejas, escolas e demais entidades com ações que podem salvar vidas. 

As palestras são desenvolvidas com o uso de material educativo, como cartazes, vídeos e panfletos, com a finalidade de informar sobre condutas corretas no trânsito, prevenção de acidentes e sobre a legislação. É também objetivo do projeto que os participantes sejam multiplicadores das informações em diversos ambientes.

Na manhã da sexta-feira, 12, foi a vez de uma empresa distribuidora de fios e cabos de aço receber ensinamentos para os funcionários sobre os acidentes no trânsito e os cuidados que devem ser tomados. 

“Infelizmente, o índice de acidentes continua alto e temos que fazer o possível para que a gente não vire estatística. Nas palestras abordamos regras de circulação, como, por exemplo, velocidade compatível com a visão e não utilizar o celular. A nossa temática é sobre preservar vidas e também a saúde, caso a pessoa fique debilitada”, diz Francisco Sidney, agente de trânsito da Gerência de Educação de Trânsito da Strans.

Lucas Lopes trabalha no setor de logística de uma empresa que recebeu a palestra e conta que a ação tem sido importante para que ele resgate o que já havia aprendido, mas tinha esquecido. “As lições têm sido boas na questão de renovar a nossa experiência no trânsito, a nossa atenção, aqueles pontos que a gente esqueceu, pois eu tenho carteira de habilitação, mas tem coisas que estou relembrando com a palestra. Isso é fundamental porque não é só um bem para a empresa, como um bem para a sociedade como um todo”, conta. 

Para solicitar o projeto, o interessado pode manter contato pelo fone 3122-7635 e a solicitação deve ser por ofício para essa gerência que funciona na sede da Strans, Rua Pedro Freitas, 1252, bairro Vermelha, zona Sul de Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES