Palestras em escolas debatem sobre parasitoses

Alunos e professores da área da Saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizam palestras educativas sobre as zoonoses

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Falta de saneamento básico e higienização, consumo de alimentos crus e água não filtrada facilitam a penetração, proliferação e infecção por parasitas. As enfermidades, causadas por protozoários e helmintos, podem afetar humanos e animais. 

De acordo com a OMS, as parasitoses estão entre as doenças mais frequentes no mundo. Pensando no crescente número de infecções por parasitoses, alunos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) sob a coordenação da professora Luanna Evangelista, professora do Departamento de Parasitologia e Microbiologia da Instituição, realizam palestras educativas desde março de 2017 sobre as principais ocorrências em humanos, relacionando as principais zoonoses. 

O projeto intitulado “Parasitas Fantásticos: Quem Eles são e Onde Habitam?” realizam intervenções educativas em escolas da rede pública e privada de Teresina, PI. Ao total, 24 escolas do município já foram visitadas. As palestras têm como objetivo expandir o conhecimento sobre as infecções para estudantes de ensino médio com dinâmicas, interação e exposição de ilustrações e cartilhas elaboradas pelos mesmos. O projeto de extensão utiliza-se do lúdico e da referência cinematográfica para facilitar a disseminação do conhecimento acadêmico para que o público aprenda medidas de prevenção contra as enfermidades que podem ser, muitas vezes, fatais. 

Alunos durante palestra - Camila Santos

Luanna Evangelista, idealizadora do projeto, afirma que o grande número de infecções ocorre porque as pessoas descuidam da higienização” Nossas palestras duram cerca de 30 minutos e percebemos a grande interação entre os estudantes, dizendo o que mudarão em suas rotinas a partir daquele momento”. A coordenadora disse, ainda, que todos do projeto sentem-se muito satisfeitos por realizar este trabalho.  

A atividade evidencia o ciclo de vida dos parasitas responsáveis pelas principais infecções: Ascaridíase (causada pela Lombriga), Enterobiose (Oxiúrus), Ancilostomíase (Amarelão), Teníase-Cisticercose (Solitária), sendo vermes fáceis de se disseminar por diversos ambientes. Além dos protozoários responsáveis pela Doença de Chagas, Calazar, Giardíase e Toxoplasmose. 

A estudante do Curso de Medicina Veterinária, Rebecca Coelho, explica como é importante para a sua formação o contato com essas escolas. “Essas ações são a consolidação do que vemos dentro da sala de aula e uma forma de aplicar o que aprendemos na comunidade. Aprendo de uma forma diferente, e levo o meu aprendizado para as pessoas de forma prática”, mencionou a bolsista. 

A palestra pode atender até 100 alunos por escola. O projeto é vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), da Universidade Federal do Piauí, responsável por ampliar e estreitar laços entre os estudantes da Instituição e a sociedade piauiense.

Por: Camila Santos



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES