Papa anuncia nome de 19 cardeais, dentre eles o brasileiro Dom Orani

Essas são as primeiras indicações do atual papa para compor o seu “grupo de elite”

Dom Orani Tempesta celebra missa de Natal na catedral de São Sebastião | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O papa Francisco anunciou neste domingo (12), durante oração do Angelus, no Vaticano, a nomeação de 19 novos cardeais, entre eles o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. A cerimônia oficial de nomeação está prevista para 22 de fevereiro.

"Eu sei que é uma graça e uma grande responsabilidade", disse Dom Orani, em entrevista à Globo News.

Essas são as primeiras indicações do atual papa para compor o seu "grupo de elite", que o aconselha e que podem vir a eleger seu sucessor. Dos 19 nomeados, 16 têm menos de 80 anos e podem participar da escolha do próximo papa após a morte ou renúncia de Francisco.

Além do brasileiro Dom Orani, serão nomeados outros quatro cardeais da América Latina: Mario Aurelio Poli, arcebispo de Buenos Aires (Argentina); Ricardo Ezzati Andrello, arcebispo de Santiago (Chile); Chibly Langlois, bispo de Les Cayes (Haiti); e Leopoldo José Brenes Solórzano, arcebispo de Manágua (Nicarágua).

Foram nomeados também quatro italianos, um alemão, um britânico, um canadense, dois africanos (Costa do Marfim e Burkina Faso) e dois asiáticos (Coreia do Sul e Filipinas).

Os três novos cardeais com mais de 80 anos assumem o título de cardeais eméritos e não poderão participar de conclaves. Eles são da Espanha, Itália e Santa Lúcia (Caribe).

Com as novas nomeações, o número de cardeais eleitores passa para 122, superando o máximo de 120 que participam de um conclave --porém, 10 cardeais completam 80 anos em 2014.

O conclave que elegeu Francisco, em 13 de março do ano passado, era formado por 69 cardeais europeus, 19 latino-americanos, 11 africanos e 10 asiáticos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES