Papa está melhorando e voltou a trabalhar do hospital, diz Vaticano

Comunicado afirma que pontífice está se recuperando gradualmente. Francisco, de 86 anos, foi internado na quarta (29) com infecção respiratória após se queixar de falta de ar

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A condição de saúde do papa Francisco, internado na quarta-feira (29) com uma infecção respiratória, está melhorando gradativamente, informou o Vaticano em um comunicado na manhã desta quinta-feira (30). O pontífice, diz a nota, já voltou a trabalhar do hospital e também rezou no quarto.

 O Papa Francisco durante missa na Catedral de São Sebastião, no Rio de Janeiro em 27 de julho de 2013 LUCA ZENNARO / AFP

"Sua Santidade o papa Francisco descansou bem durante a noite. Seu quadro clínico está gradualmente melhorando, e ele continua seu tratamento programado", diz a nota do Vaticano. "Nesta manhã (de quinta-feira), após o café da manhã, ele leu alguns jornais e voltou a trabalhar".

Mais cedo, fontes do Vaticano disseram à agência de notícias Reuters que ele havia passado bem a noite e estava estável.

Francisco foi levado ao hospital Agostino Gemelli de Roma, na Itália, no fim da manhã de quarta após se queixar de falta de ar, segundo o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.

Segundo Bruni, ele ainda deverá permanecer no hospital pelos próximos dias, mas fontes do hospital ouvidas pela agência de notícias Ansa afirmam que os médicos estão "muito otimistas".

Hospital Agostino Gemelli, em Roma, na Itália, para onde papa Francisco foi levado com infecção respiratória, em 29 de março de 2023. — Foto: Andrew Medichini/ AP

A agenda do pontífice para esta quinta-feira foi totalmente cancelada. Os compromissos do papa para os próximos dias incluem a celebração da missa pelo Domingo de Ramos, em 2 de abril.

Na quarta-feira (29), o Vaticano divulgou que Francisco havia sido levado ao hospital para exames programados. Mas uma reportagem do jornal italiano "Corriere della Sera" afirmou que o papa chegou ao hospital em uma ambulância depois de passar mal com problemas no coração e dores pulmonares. O jornal atribui as informações a fontes do hospital Agostino Gemelli.

Horas depois, o Vaticano confirmou que a internação foi por uma infecção respiratória. Ainda segundo o Vaticano, o pontífice fez exame para a Covid-19, e o resultado foi negativo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES