Papa Francisco é presentado com cocar pelos bispos do Amazonas

Ao ver o cocar, o papa perguntou se era uma mitra - acessório litúrgico usado pelo papa e bispos.

Papa Francisco | Vatican News/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Papa Francisco foi presentado com um cocar pelos bispos do Amazonas que estão visitando o Santo Padre nesta segunda-feira (20).  O bispo de São Gabriel da Cachoeira, Dom Edson Taschetto Damian, foi o responsável por entregar o acessório indígena ao Pontífice. 

A visita é a primeira dos bispos da Amazônia Ocidental após o Sínodo da Amazônia, ocorrido em 2019 no Vaticano.

"Antes de eu sair, perguntei: ' que presente querem oferecer ao Papa Francisco?' Disseram: 'um cocar'", informou o religioso.

Ao ver o cocar, o papa perguntou se era uma mitra - acessório litúrgico usado pelo papa e bispos. "As mulheres mandaram uma mitra para o senhor", respondeu o bispo.

O administrador diocesano de Roraima, monsenhor Lúcio Nicoletto, relatou que Francisco encorajou os bispos a atuarem “sem medo de encarar os desafios que nos apresenta o momento atual, que precisa de uma palavra profética para anunciar a esperança do Evangelho da vida, mas também denunciar tudo aquilo que pisoteia os direitos fundamentais das populações indígenas e do cuidado com a casa comum”. 

Papa Francisco usa cocar presenteado pelos bispos do Amazonas

No encontro, outros bispos do Amazonas presentearam o papa, entre eles o arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner, que recentemente foi nomeado pelo Santo Padre como cardeal.

Também participaram da reunião representantes da igreja de Roraima e bispos do Acre e de Rondônia.

O encontro com o papa ocorre durante a visita ad Limina Apostolorum, no Vaticano, um momento no qual os bispos vão ao local prestar contas sobre o trabalho pastoral realizado em suas dioceses.

Nessa passagem pelo Vaticano, os religiosos visitam o túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo e se reúnem com a cúpula da Igreja Católica para discutir os rumos das igrejas locais.

A visita ad Limina Apostolorum dos bispos do Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre ocorre até sexta-feira (24).




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES