Papa Francisco lamenta tragédia no litoral de SP e ora por vítimas

Pelo menos 64 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas e do deslizamento de terra que atingiram o litoral norte de São Paulo.

Papa Francisco lamenta tragédia e reza pelas vítimas da tragédia em SP | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um vídeo gravado nesta sexta-feira (24), o Papa Francisco rezou pelas vítimas da tragédia devastadora que atingiu o Litoral Norte de São Paulo. Pelo menos 64 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas e do deslizamento de terra que atingiram o litoral. 

Segundo o governo estadual, foram localizados 63 corpos em São Sebastião e 1 em Ubatuba. Do total de mortos, 55 já foram identificados e liberados para o sepultamento. São 20 homens adultos, 17 mulheres adultas e 18 crianças. Há 1.150 desalojados e 1.290 desabrigados.

Leia Mais

No vídeo, o papa lamenta a tragédia, se solidariza com as vítimas e ora pelos que faleceram e também pelos sobreviventes.

“Muitos estão desaparecidos, muitos afetados. Faço chegar minha proximidade, faço chegar a certeza da minha oração. Que Deus os abençoe muito, que Jesus os acompanhe e os console. E que a virgem os proteja. Em nome do pai, do filho e do espírito santo, amém”, disse o Papa Francisco na mensagem. 

BUSCAS POR SOBREVIVENTES

A busca pelos desaparecidos, que havia sido paralisada na sexta por conta das chuvas, foi retomada no fim de semana.

Na chamada zona quente, local mais atingido pelo deslizamento de terras, funcionários da Anatel auxiliam na procura pelos corpos usando dispositivos que detectam sinal de celulares. A expectativa é que onde existe o sinal de celular ou de outros aparelhos eletrônicos haja corpos por perto.Papa Francisco lamenta tragédia e reza pelas vítimas da tragédia em SP | Foto: Reprodução - Shutterstock Até agora, segundo funcionários, três corpos foram encontrados devido ao uso desse mecanismo, inclusive um neste sábado. 

Na quinta-feira (23), vítimas das chuvas começaram a receber acolhimento terapêutico de profissionais da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. Os atendimentos acontecem em nove pontos que estão servindo de abrigo para os atingidos, em locais como Vila Sahy, Boiçucanga e Juquehy.

Os serviços vão desde acolhimento no luto e cadastramento para receber benefícios sociais até suporte no reconhecimento de corpos e atividades de recreação para crianças. Até agora, segundo o governo estadual, já foram feitos 1.000 atendimentos.

ALERTAS

O Governo de São Paulo orienta turistas a não viajarem para as áreas do litoral afetadas pelas chuvas. O objetivo é evitar sobrecarregar o atendimento em hospitais, o trânsito nas estradas e o abastecimento de água e de alimentos na região.

Segundo a Polícia Militar, as rodovias da região precisam estar desobstruídas para que veículos de socorro e de resgate possam circular livremente. A PM orienta também que doações sejam feitas em postos que não estejam localizados nos municípios atingidos.

O governo do Estado afirmou que 43 famílias estão instaladas em hotel disponibilizado pela instituição financeira. Alguns animais resgatados também estão no local. São as primeiras famílias desabrigadas e desalojadas no temporal a serem acolhidas após parceria.

Papa Francisco lamenta tragédia e reza pelas vítimas da tragédia em SP | Foto: Sérgio Barzagui O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), esteve na região neste sábado e afirmou que o governo federal estuda usar moradias em Bertioga, na Baixada Santista, para abrigar desalojados.

"Há 1.500 apartamentos na cidade vizinha, em Bertioga, que estão praticamente prontos. Claro que eles se destinam à Caixa Econômica Federal, pois foi uma parceria entre governo estadual e federal. O Estado entrou com recursos da Casa Paulista. É um programa chamado Entidades. De repente, uma parte disso pode ser cedida para essas famílias. Vamos conversar com o prefeito de Bertioga e com a Caixa", disse. "É uma emergência. Depois vamos construir as casas necessárias."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES