Papa Francisco percorrerá quase mil quilômetros no Brasil em 6dias

A extensa agenda do argentino Jorge Mario Bergoglio representa mais do que o dobro do percurso de seu antecessor, Bento 16.

Papa Francisco percorrerá quase mil quilômetros no Brasil em seis dias | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O papa Francisco, que chegará ao Rio de Janeiro no dia 22 de julho para cumprir agenda de seis dias durante a JMJ (Jornada Mundial da Juventude), percorrerá aproximadamente mil quilômetros entre deslocamentos pela cidade, que terá eventos nas zonas norte, sul e oeste, e a ida a Aparecida, cidade paulista que tem como símbolo o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida.

A extensa agenda do argentino Jorge Mario Bergoglio representa mais do que o dobro do percurso de seu antecessor, Bento 16, durante visita de cinco dias a São Paulo, em 2007. O alemão Joseph Ratzinger fez deslocamentos de cerca de 435 quilômetros, e também teve a oportunidade de ir a Aparecida.

Para fazer uma projeção matemática sobre os deslocamentos dos papas em suas visitas ao Rio de Janeiro e a Aparecida, a reportagem do UOL fez os cálculos a partir dos menores trajetos oferecidos pela ferramenta Google Maps.

As rotas traçadas consideraram sempre o deslocamento foito por automóvel. Percursos como a viagem do Rio a São Paulo e o trajeto entre o Sumaré e o Campus Fidei, em Guaratiba, serão feitos por meio de helicóptero, o que pode alterar a quilometragem final para mais ou para menos.

Francisco, porém, ainda estará muito distante de João Paulo 2º, que peregrinou, em 1980, por 13 cidades em apenas 12 dias. Na ocasião, o papa polonês percorreu aproximadamente 10.000 quilômetros em território brasileiro. Era a primeira vez que um pontífice vinha ao Brasil, maior nação católica do mundo.

Segundo o vice-presidente do comitê organizador local da JMJ, dom Antonio Augusto Dias Duarte, embora Bergoglio não tenha problemas graves de saúde, há uma preocupação no sentido de "zelar pela saúde e pelo descanso" do papa. Por esse motivo, a agenda do pontífice não possui atividades no dia 23 de julho. Francisco chega ao Rio no dia anterior, às 16h, e seguirá do aeroporto Antônio Carlos Jobim, o Galeão, para solenidades de boas-vindas no Palácio da Cidade, em Botafogo, e no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na zona sul --ele só deve descansar após 19h.

"O papa é o nosso pai comum. Como filhos, temos que zelar pela saúde e pelo descanso. Ele chega na segunda-feira, dia 22, mas passa a terça-feira toda descansando. Durante o período que ele estiver aqui, sempre depois do almoço, serão reservadas duas ou três horas de descanso para que ele não tenha qualquer tipo de problema", disse.

O pontífice vai desembarcar na capital fluminense na companhia de seu médico particular, Patrizio Polisca, e terá pelo menos dois hospitais particulares de prontidão caso venha a ter um problema de saúde. Dom Antonio Augusto afirmou que o comitê organizador já está em negociação com esses hospitais, porém não quis divulgar os nomes. Ele disse que um ficará na zona sul e outro, na zona oeste.

"Não se tem notícias sobre problemas mais graves relacionados à saúde do santo padre. O que se sabe é que ele não tem parte do pulmão direito. Foi uma cirurgia feita com 19, 20 anos de idade. Ele mesmo revelou isso no Vaticano", declarou o vice-presidente do COL.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES