Papa Francisco recusa beijo em mão com Anel do Pescador; veja vídeo

Vaticano não disse o motivo que leva Francisco a não querer ter o anel beijado. Gesto do Papa divide opiniões entre os católicos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O papa Francisco surpreendeu a comunidade católica ao recusar que fiéis beijassem o Anel do Pescador. O episódio ocorreu na última segunda-feira, na cidade de Loreto, na Região Central da Itália. Um vídeo do momento está publicado nas redes sociais.

As imagens mostram o chefe de estado do Vaticano recebendo pessoas que participam de uma celebração. Ao se aproximarem do papa, os fiéis se inclinam para beijar o anel papal. Mas com um gesto inesperado e reflexo rápido, Francisco desvia a mão. A joia é um símbolo de autoridade do pontífice.

Reprodução

A atitude do papa divide opiniões entre católicos. Fiéis conservadores declaram que o papa argentino está deixando de lado uma tradição religiosa, deturpando costumes da Igreja. Já os progressistas concordam que Francisco almeja uma igreja mais humana, que se aproxime dos fiéis a cada dia, sem atitudes que lembrem o comportamento de um rei. 

O biógrafo papal Austen Ivereigh entrou em defesa do pontífice: "É hora do hábito de beijar os anéis dos bispos desaparecer por completo. É ridículo e não tem nada a ver com tradição. É uma importação das monarquias. Grande parte da pompa em torno dos bispos deveria ser descartada”.

O Anel do Pescador tem esse nome porque remete a Pedro, o primeiro papa, que era um pescador. O anel é um símbolo exclusivo e individual de cada papa, e é destruído logo após a morte do pontífice. A joia é tradicionalmente feita de ouro, porém a de Francisco foi fabricada em prata. Segundo o jornal inglês The Guardian, o Vaticano não informou oficialmente o motivo que levou Francisco a rejeitar o beija-mão dos fiéis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES