Papa João Paulo I, que teve 33 dias de pontificado, é beatificado em Roma

Neste domingo, o Papa Francisco, que presidiu a missa de beatificação, comentou o Evangelho do dia e citou João Paulo I.

Papa João Paulo I, que teve 33 dias de pontificado, é beatificado em Roma | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Papa João Paulo I foi proclamado beato neste domingo (04), em cerimônia na Praça São Pedro, no Vaticano. Ele morreu aos 65 anos, em 29 de setembro de 1978, apenas 33 dias após se tornar pontífice. Com informações do G1.

A beatificação é um dos passos para que alguém vire santo na Igreja Católica. Para chegar a essa etapa, comprova-se que o "candidato" operou algum milagre -- no caso de João Paulo I, é atribuída a ele a cura, em 2011, de uma menina argentina que sofria de epilepsia refratária maligna.

Papa João Paulo I, que teve 33 dias de pontificado, é beatificado em Roma (Foto: Reprodução/ Vincenzo Pinto/AFP)

A próxima cerimônia para que o Papa seja considerado santo é a sua canonização.

Como foi a missa

Neste domingo, o Papa Francisco, que presidiu a missa de beatificação, comentou o Evangelho do dia e citou João Paulo I. Em tradução do Vatican News, disse:

"Nós mesmos 'somos objeto, da parte de Deus, dum amor que não se apaga. Não se apaga: nunca se eclipsa da nossa vida, resplandece sobre nós e ilumina até as noites mais escuras. Amar, ainda que custe a cruz do sacrifício, do silêncio, da incompreensão, da solidão, da contrariedade e da perseguição'".

Papa João Paulo I, que teve 33 dias de pontificado, é beatificado em Roma (Foto: Reprodução/ Vincenzo Pinto/AFP)Também exaltou a bondade do novo beato:

“Com o sorriso, o Papa Luciani [nome de nascimento de João Paulo I] conseguiu transmitir a bondade do Senhor. É bela uma Igreja com um rosto alegre, sereno e sorridente, que nunca fecha as portas, que não exacerba os corações, que não se lamenta nem guarda ressentimentos, que não é brava nem impaciente, não se apresenta com modos rudes, nem padece de saudades do passado, caindo no 'retrocesso'".

Morte de João Paulo I

A agência RFI afirma que, segundo os postulantes, a beatificação “restaurou a verdade histórica” sobre o papa João Paulo I. A morte repentina dele surpreendeu o mundo e desencadeou teorias conspiratórias sobre as causas do óbito, como a de que ele teria sido envenenado para não lutar contra a corrupção financeira do Vaticano.

Posteriormente, os laudos médicos afirmaram que ele morreu de infarto.

Ligação com o Brasil

João Paulo I tinha uma ligação especial com o Brasil. Em 1975, quando era cardeal Albino Luciani (nome de nascença), visitou seu amigo brasileiro, o cardeal Aloísio Lorscheider, na cidade de Santa Maria (RS).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES