Para curtir a folia, cuide do seu corpo!

Cirurgião vascular, Francisco Simi, indica descanso regular, roupas e calçados confortáveis além de uma boa hidratação como fatores importantes para curtir bem a festa

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Carnaval é uma festa com muitas cores, alegria e que, algumas vezes, pede muita disposição. Afinal de contas, são dias de festas com muito esforço físico para aguentar tudo isso. Porém, a saúde do corpo não pode ficar de lado nesses momentos de diversão. As altas temperaturas, por exemplo, exigem cuidados para evitar a desidratação.

Portanto, antes de começar a se esbaldar nos bloquinhos ou nos salões, a dica principal é manter-se hidratado. “A água é muito importante nesse tempo de calor. As pessoas consomem o álcool e se esquecem que ele causa a desidratação em nosso corpo. É sempre necessário manter por perto uma garrafa com água e procurar intercalar com o consumo de outras bebidas. O consumo de álcool deve ser sempre com moderação”, orienta o cirurgião vascular, Francisco Simi.

Além da água, é indispensável estar confortável. Roupas apertadas causam desconforto e podem prejudicar a circulação. Peças mais leves são as melhores opções. “Evite fantasias que possam provocar outros tipos de desconforto para a pele. Uma roupa muito apertada prejudica ainda a irrigação dos vasos sanguíneos e, em casos extremos, pode provocar uma trombose. Um calçado confortável faz toda a diferença para os pés e para as pernas”, reforça.

PROTEÇÃO

A hidratação da pele também é assunto importante. Como a diversão, na maioria das vezes, está ruas, o corpo fica exposto ao sol diretamente. “Não tem como deixar de lado protetor solar. Braços, ombros, pescoço e rosto são as áreas mais vulneráveis”, reforça Simi.

O repouso é também importante para recompor as energias e aproveitar o dia seguinte com a mesma alegria. O longo tempo em pé, pulando e dançando pode trazer fadiga muscular. “A orientação aqui é o descanso. O corpo precisa disso. Cremes refrescantes à base de aloe vera, por exemplo, ajudam para o relaxamento dos músculos das pernas. Na hora dessa pausa para o descanso, sentado ou deitado, manter as pernas elevadas ajuda muito a combater as dores”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES